Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Diferencial competitivo através da formação de competências: uma análise das empresas brasileiras

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
artigo
Número de páginas
15 páginas
Nível
Especializado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Conjuntura
    1. Econômico
  2. A formação de competências das pessoas e da organização como base para o aumento da produtividade

Este artigo apresenta como objetivo a análise das competências organizacionais da industria brasileira. A metodologia consiste em analisar, os trabalhos dos autores especialistas sobre o tema, e verificar os pontos convergentes e divergentes, relevantes para o aumento da competitividade, das organizações. Durante a revisão foi abordada a questão da produtividade através de novas formas de gestão de empresas e a sua relação com as competências. Com o apoio da pesquisa realizada, na revisão bibliográfica, e nos textos de produtividade, abrimos um espaço para discussão, sobre a trajetória atual das empresas brasileiras, e as possibilidades de melhorias no processo de formação de competências, para o aumento da produtividade, e conquista de uma vantagem competitiva. Como principal resultado o baixo domínio nas competências de desenvolvimento, projeto do produto e Engenharia de aplicação, e um moderado domínio em aspectos logísticos, no Brasil.

[...] Estes poderosos softwares integram a organização, ligando os diferentes processos, de uma maneira hierarquizada, onde a seqüência programada dos processos garante a conformidade dos mesmos Revolução nos processos de trabalho Alem da produtividade outro fator de suma importância para a sobrevivência das empresas é a questão da flexibilidade. Esta garante a rapidez das respostas, quando as modificações são solicitadas pelos clientes, com um custo de investimentos em novos projetos e operações mais baixos e garantia da qualidade com preços competitivos. [...]


[...] A relação dos certificados emitidos para empresas brasileiras consta no cadastro CB 25, do comitê da Qualidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A versão utilizada na pesquisa dos autores é a de 11-10-1998, com um total de 3.917 certificados emitidos. Sendo constituído de 28 áreas de atuação industrial, comercial e de serviços. Os autores emitiram 1516 questionários para as empresas certificadas selecionadas retornaram e 470 foram considerados válidos. Deste universo das empresas possuem capital majoritário nacional e capital majoritário externo. [...]


[...] Segundo Krogh e Ross (1995: 76) que uma empresa pode fazer para criar vantagem competitiva não é apenas função das oportunidades no ambiente indústria), mas dos recursos que a empresa pode mobilizar e organizar? Podemos perceber a importância de uma estratégia competitiva na formação de competências, conforme Porter (1996: 61) estratégia competitiva visa a estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência na indústria? O trabalho de Fleury e Fleury (2000) forma um pano de fundo para a questão da produtividade como diferencial competitivo, pois fundamentam que através da formação de competências pessoais e da organização, a própria organização poderá adquirir condições para colocar-se no mercado de forma competitiva. [...]

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas

Últimos trabalhos administração

Relação do Estado das Estradas e a Qualidade da Maçã

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  11/06/2013   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Produção e Gestão da Serraria

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  16/08/2012   |  BR   |   .doc   |   35 páginas