Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Quebrando paradigmas das empresas familiares

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
artigo
Número de páginas
13 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. A Empresa Familiar
  3. Histórico da Empresa Familiar
    1. Empresa familiar brasileira
    2. As Premissas da Gestão Familiar
    3. Vantagens e Desvantagens da Empresa Familiar
  4. Desempenho Organizacional
  5. Entendendo o Fundador
  6. Inovação das Empresas Familiares
  7. Sugestões
  8. Considerações finais
  9. Referências bibliográficas

Este artigo trata-se de uma análise sobre a quebra de paradigmas das empresas familiares. Observando desde seu histórico, pode-se constatar que a empresa familiar embora criticada por alguns segmentos são normalmente as que tem se mantido diante das guerras e das crises, até mesmo pela sua agilização nas tomadas de decisões. Mas é preciso despreendimento do fundador em delegar poderes a seus descendentes bem como deixar claro aos mesmos quais os objetivos e missão da empresa. A inovação é direcionar a profissionalização dos descendentes para os conhecimentos do negócio, legais, de economia e finanças e gerais, para que possa assumir e, igualdade com o fundador.

[...] - Problemas familiares Os gestores das empresas familiares sentem uma grande dificuldade em separar a vida profissional da pessoal. Trabalham mais horas e vivem intensamente os problemas das empresas, sacrificando muitas vezes a sua vida familiar. Por outro lado, quando existem conflitos no meio dos negócios estes muitas vezes acabam por se alargar ao campo das relações pessoais.(Adaptando de Gallo, M. Angel et al, 1996). Desempenho Organizacional Dentre os vários desafios enfrentados pela empresa familiar brasileira na busca da sobrevivência, competitividade e longevidade, há fatores que são estáticos (taxa interna de retorno, payback, índices financeiros), e também existem fatores dinâmicos (tecnologia, conhecimento, qualidade), que influenciam o destino dessas empresas. [...]


[...] Inovação das Empresas Familiares Para a sobrevivência da empresa familiar nacional é preciso inovar, ou seja: - Adotar uma postura de acionista que avalia os riscos e os focos de investimento do seu capital, sem desviá-lo para interesses divergentes, por ais que eles proporcionem satisfação pessoal ou familiar. Mudar a postura patrimonialista do nosso empresariado que investem muito em bens sem liquidez, e canalizar os recursos para manter a empresa capitalizada para grandes endividamentos. - Estar preparado para administrar os riscos envolvidos em oportunidades que possam agregar valor à empresa, mesmo que no futuro tenhamos que buscar parcerias ou sócios para ampliação. [...]


[...] Enquanto os primeiros argumentam que as empresas familiares são a coluna vertebral econômica das nações e o terreno ideal para o nascimento de novos empresários, o outro grupo defende que elas são mais propensas à emergência de conflitos. Como pode-se observar, a questão da sucessão familiar é uma dicotomia uma vez que mostra dois caminhos, duas verdades. Diante destas constatações busca-se através deste artigo pesquisar sobre as empresas familiares e a forma inovadora como muitas estão se sobressaindo. A Empresa Familiar No contexto da empresa familiar, vários aspectos, inter-relacionados, provenientes da família e das relações de poder, principalmente nas fases de sucessão, influenciam a atividade e o resultado global do empreendimento. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Planejamento financeiro em empresas familiares

 Administração e marketing   |  Contabilidade   |  Estudo dirigido   |  30/07/2007   |  BR   |   .doc   |   15 páginas

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas