Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Análise de balanços e suas principais características

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
156 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. ANÃLISE DE BALANÇOS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

1 INTRODUÇÃO

Toda empresa necessita de um controle financeiro e muitas vezes deixa passar sem fazer um projeto que a auxilie nestas informações. Este trabalho visa expor as características da análise de balanços, seus métodos e a importância do controle para toda e qualquer empresa.
A análise financeira de balanços é uma arma poderosa na tomada de decisões dos acionistas e administradores financeiros. Propiciando aos membros envolvidos com a empresa como seus clientes, dirigentes, bancos, fornecedores e outros, uma melhor visão uma do negócio e tomadas de decisão mais eficazes.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A análise de balanços tem uma pretensão, tem seus métodos, tem seus usuários próprios, tem sua validade, sua confiabilidade, extensão e profundidade.
Objetivos da análise de balanços: o objetivo da análise de balanços é extrair informações das demonstrações financeiras para a tomada de decisões. Desta forma fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com as regras contábeis. As informações são eficientes desde que sejam produzidas com qualidade através dos dados coletados. Portanto o objetivo da análise de balanços é produzir informação, transformando dados em informações importantes e úteis.
A análise de balanços começa onde termina a contabilidade. A contabilidade fornece dados a partir de registros contábeis e o analista de balanços processa esses dados transformando-os em informações úteis a tomada de decisão. A qualidade das informações que o administrador conseguir gerar será fundamental para saber se a empresa merece crédito, se está sendo bem ou mal administrada, se tem condições ou não de pagar suas dívidas, se está tendo lucro, se está regredindo ou progredindo, se irá falir ou continuar operando.
A análise de balanços tem a linguagem descomplicada, tendo seus relatórios escritos em linguagem corrente, com gráficos auxiliares para simplificar as conclusões mais complexas. As demonstrações financeiras, por sua vez, não fazem questão de serem descomplicadas, sendo escritas em termos técnicos que muitas vezes precisam ser traduzidos para entender melhor, já a analise de balanços se preocupa em expor seus dados a leigos, para que seja de fácil entendimento para os membros da organização. Portanto um relatório de análise de balanços que apresentasse dados ao invés de informações não seria útil, deixando a desejar por apresentar dados em cima de dados e nenhuma informação relevante.
Ao apresentar um relatório de analise de balanços, é preciso expor informações produzidas em relação a situação financeira da empresa, situação econômica, desempenho, eficiência na utilização dos recursos, pontos fortes e fracos, tendências e perspectivas, quadro evolutivo, adequação das fontes as aplicações de recursos. Expor as causas das alterações na situação financeira, as causas das alterações na rentabilidade, evidencia de erros da administração, providencias que deveriam ser tomadas e não foram e a expor a avaliação de alternativas econômico-financeiras futuras.

[...] Já nos Estados Unidos esta análise é considerada o carro chefe de muitas instituições financeiras. Pode-se dizer que a dificuldade encontrada na análise previsional é que o grau de erro é maior do que a análise do passado. Porém, as técnicas previsionais incorporam novas variáveis e acredita-se que o uso de tais técnicas supera em muito os resultados que se obtém pela simples análise do passado CONCLUSÃO Com este estudo pode-se perceber que um dos elementos mais importantes na tomada de decisões relacionadas a uma empresa é a analise das suas demonstrações financeiras. [...]


[...] Portanto um relatório de análise de balanços que apresentasse dados ao invés de informações não seria útil, deixando a desejar por apresentar dados em cima de dados e nenhuma informação relevante. Ao apresentar um relatório de analise de balanços, é preciso expor informações produzidas em relação a situação financeira da empresa, situação econômica, desempenho, eficiência na utilização dos recursos, pontos fortes e fracos, tendências e perspectivas, quadro evolutivo, adequação das fontes as aplicações de recursos. Expor as causas das alterações na situação financeira, as causas das alterações na rentabilidade, evidencia de erros da administração, providencias que deveriam ser tomadas e não foram e a expor a avaliação de alternativas econômico-financeiras futuras. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Dívida flutuante no estado de Minas Gerais

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  27/12/2006   |  BR   |   .doc   |   42 páginas

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas