Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Aplicabilidade de jogos e simulações no processo de treinamento e sua contribuição no processo de interação social

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
Faculdades...

Informações do trabalho

Juliana Da Paz Silva De Santana S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
9 páginas
Nível
avançado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Aplicabilidade de jogos e simulações no processo de treinamento e sua contribuição no processo de interação social

Para começarmos a falar sobre o tema proposto é interessante mostrarmos uma visão comparativa sobre os novos tempos.

A maior parte das organizações foi estruturada e organizada dentro de padrões de relativa estabilidade e permanência. O modelo organizacional tradicional em que se inspiraram foi moldado no início do século XX. São organizações que foram feitas para durar para sempre, como se fossem prontas, perfeitas e acabadas e não necessitassem de melhorias ou ajustes com o passar do tempo. As características principais do modelo mecanístico e tradicional eram: comando centralizado através da hierarquia controle externo absoluto do desempenho das pessoas; cargos definitivos com atribuições estritamente delimitadas e tarefas simples e repetitivas; regras e regulamentos para estabelecer ordem e eficiência; departamentos funcionais com objetivos específicos e orientados para sua especialidade; um modelo estático e conservador no qual não se prevê qualquer mudança ou flexibilidade. Era como se o mundo não sofresse mudanças.

Mas os tempos mudaram. E, hoje, em plena Era da Informação e de Globalização do Mundo dos Negócios, a crescente mudança e instabilidade ambiental colocaram em cheque o antigo modelo rígido e definitivo da organização. Ele não tem muita serventia para os tempos atuais, onde o ambiente que circunda as organizações é completamente instável e imprevisível e o modelo tradicional simplesmente não funciona nessas condições.

Toda organização que tenta manter esses métodos antiquados e rígidos não trata seu capital humano com a devida preciosidade e pode gerar uma alta rotatividade de pessoal, e o pior de tudo, a perda de mão-de-obra qualificada para a concorrência.

II ? Desenvolvimento:

2.1. ? Treinamento e Desenvolvimento X Jogos e Simulações Empresariais:
O departamento de RH vem acompanhando todas essas mudanças e ao longo dos anos se dedica à inovação de técnicas, estratégias e metodologias que são adotadas para o treinamento e desenvolvimento, bem como para a seleção e a identificação de potenciais nas organizações.

As ferramentas corporativas tornaram-se valiosas aliadas para a área de RH, afinal muitas delas permitem que se faça uma análise do clima organizacional, identifiquem-se as competências fortes ou as que precisam ser trabalhadas por um profissional ou, então, saber em que ações específicas a empresa precisa investir para tornar as equipes mais motivadas. Dentre os recursos utilizados pelos profissionais de RH e gestores de pessoas encontram-se os jogos de empresas.

Atualmente os jogos e as simulações empresariais são um importante instrumento de treinamento e desenvolvimento de habilidades gerenciais em todo mundo, pois é um método de capacitação em que os participantes competem entre si, dando subsídios, principalmente para os profissionais de RH nas tomadas de decisões, objetivando atrair, reter e desenvolver os talentos para a empresa.

[...] Tais movimentos proporcionam a vivência em diferentes atividades que passa a ser fundamental, não só no processo de desenvolvimento de sua personalidade e de seu caráter como, também, ao longo da construção de seu organismo cognitivo. O uso dos jogos proporciona ambientes desafiadores, capazes de ?estimular o intelecto? proporcionando a conquista de estágios mais elevados de raciocínio. Isto quer dizer que o pensamento conceitual é uma conquista que depende não somente do esforço individual, mas principalmente do contexto em que o indivíduo é inserido, que define, aliás, seu ?ponto de chegada'. [...]


[...] Apresentam facilidades em grade parte, devido a sua proposta e às vantagens que são conseguidas com os resultados obtidos: maior compreensão dos conceitos, antes considerados abstratos; conscientização da necessidade de um realinhamento atitudinal e comportamental, possibilitando mudanças favoráveis ao desempenho profissional, maior possibilidade de comprometimento do grupo com resultados, reconhecimento do potencial e das dificuldades individuais, maior aproximação e integração entre facilitador e o grupo-cliente, clima grupal favorável à participação mais ampla nas diversas etapas do processo, resgate do lúdico e do potencial criativo com a descoberta de possibilidades não consideradas anteriormente, possibilidade de mensuração de resultados durante os jogos simulados, favorecendo avaliações comparativas com a realidade, maiores chances de desenvolvimento de habilidades técnicas, conceituais e interpessoais. [...]


[...] Atualmente os jogos e as simulações empresariais são um importante instrumento de treinamento e desenvolvimento de habilidades gerenciais em todo mundo, pois é um método de capacitação em que os participantes competem entre si, dando subsídios, principalmente para os profissionais de RH nas tomadas de decisões, objetivando atrair, reter e desenvolver os talentos para a empresa. Esses jogos também podem ser usados como instrumento de interação entre áreas, conscientização de papéis e realização de diagnósticos do clima organizacional. O jogo implica uma vivência, embora nem toda vivência seja um jogo. [...]

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas

Últimos trabalhos administração

Relação do Estado das Estradas e a Qualidade da Maçã

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  11/06/2013   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Produção e Gestão da Serraria

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  16/08/2012   |  BR   |   .doc   |   35 páginas