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Concorrência: elaboração de estratégias competitivas - estratégias de desafiante de mercado

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
104 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
    1. Definição dos objetivos estratégicos e dos oponentes
    2. Seleção de estratégias de ataque
    3. Seleção de uma estratégia de ataque especifica

1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia não basta apenas conhecer o consumidor, é necessário também, conhecer o seu concorrente para poder se proteger contra eventuais ataques que possam direcionar contra a empresa.
Para obter maior vantagem competitiva, as empresas precisam formular estratégias que assumam uma posição sólida contra seus concorrentes.
Existem vários tipos de empresas concorrentes, que assumem diversas posições no mercado. Neste estudo daremos enfoque as estratégias de desafiante do mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

Nem sempre empresas que assumem um segundo ou terceiro lugar de posição competitiva no mercado, quer dizer que sejam empresas pequenas. Essas empresas são conhecidas como desafiantes do mercado. Elas podem agir de duas formas, uma seria atacando as empresas líderes de mercado com estratégias agressivas para obter maior participação ou ainda, assumindo uma postura seguidora, onde não prejudicariam ninguém.
Estudos demonstram que empresas desafiantes de mercado assumem estratégias competitivas para atacar que são as definições dos objetivos estratégicos e dos oponentes, a seleção de uma estratégia de ataque e a seleção de uma estratégia de ataque especifica.

[...] Algumas empresas que hoje são grandes conseguiram tal posição por terem devorado pequenos concorrentes e deixando de lado os grandes. Portanto, a empresa desafiante deve perseguir claramente seu objetivo e escolher com cuidado seus adversários. Seleção de estratégias de ataque: após escolher seus objetivos e identificar qual concorrente irá atacar a empresa desafiante pode escolher entre cinco tipos de estratégias de ataque. Uma delas é o ataque frontal, onde ela examina a concorrente em relação a produto, preço, praça e promoção atacando as forças do concorrente e o resultado será do que mais estiver resistente. [...]


[...] A segunda estratégia é um ataque pelos flancos, que consiste em concentrar forças nas falhas de cobertura de mercado do concorrente. Este tipo de ataque é interessante quando a empresa desafiante possui menos recursos que a oponente. Outra estratégia a se considerar neste caso é a de ataque pelo cerco que significa atacar tanto pela frente, quando pelo lado e por traz. Esta estratégia somente funcionara quando a desafiante possuir recursos suficientes para derrubar seu oponente e dominar a fatia de mercado. [...]

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