Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Gerência de atacado

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Gerência de atacado

1 INTRODUÇÃO

Dentre as categorias empresariais temos varejo, atacado, fabricação de produtos, serviços e agricultura. Todas essas categorias de empresas necessitam de uma administração eficaz para se ter bom desempenho e gerar os lucros esperados, estando em conformidade com o mercado, clientes e concorrentes. Para isso é necessário um gerenciamento de forma a tornar as atividades eficazes e assim conseguir atingir seus objetivos. Neste estudo enfocaremos a gerencia de atacado e suas formas de administração, para que os empreendedores que necessitam entrar neste ramo tenham a visão de que não basta apenas abrir um comercio de atacado, mas que tenha consciência de que será necessário um planejamento de suas atividades de marketing para que possam obter o desempenho desejado e não sofrer prejuízos ou até quem sabe, uma possível falência.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Atacado sendo um comercio que compra para revender, difere do varejo em vários aspectos. Primeiro que o atacado não vende seus produtos para consumidores finais como no varejo, segundo, que o atacado dá menos importância para promoções, localização e ambiente, pois lidam com o comercio empresarial. E terceiro, abrangem maior área do que o comercio varejista. E quarto, os impostos e leis do governo diferem no comercio atacadista dos que praticados pelo comercio varejista.
Ao se perguntar o porque do comercio atacadista existir, podemos dizer que a força de vendas do atacado dispõe aos fabricantes atingir clientes comerciais a um custo baixo, sem contar que varejistas, as vezes, preferem confiar mais nos atacadistas do que em fabricantes distantes. Os atacadistas possuem um sortimento de produtos que propicia os varejistas a comprar tudo em um único lugar, poupando tempo e trabalho em sua tarefa de compras. Os atacadistas conseguem reduzir custos para grandes lotes de compra e conseguem quebrar lotes de compras menores. Os estoques que os atacadistas armazenam, diminuem custos e riscos de estocagem para seus clientes e fornecedores. O transporte do comercio atacadista é outro fator de grande importância, pois estão mais próximos aos clientes oferecendo uma entrega mais rápida. Quando o comercio varejista paga suas contas no prazo, os atacadistas financiam os clientes concedendo-lhes crédito.

[...] Decisões de marketing no atacado: Como todas empresas, de todos os tipos, de todos os ramos, os atacadistas também sofrem pressão da concorrência acirrada, de dificuldades de credito, de clientes exigentes, de novas tecnologias e de programas de compras diretas a partir de grandes empresas que conseguem comprar diretamente dos fabricantes adquirindo um preço extremamente abaixo dos praticados pelo atacado. O que os atacadistas acabaram tendo que fazer, é aumentar a produtividade de seus ativos por meio de melhor gestão de estoques e das contas a receber. [...]


[...] Alguns conselhos são dados aos atacadistas que pretendem ter sucesso, dentre os quais: procurar um acordo claro com seus fabricantes, quanto às funções que se esperavam deles no canal de marketing; identificar as exigências dos fabricantes visitando-os e participando de convenções e feiras comerciais; cumprir seus compromissos com o fabricante atingindo suas metas de volume pagando suas contas no prazo e fornecendo informações sobre clientes e seus fabricantes por fim, identificar e oferecer serviços com valores agregados para ajudar seus fabricantes. Portanto foi visto que o prospero setor de atacado enfrenta sérios desafios neste século, sendo que o setor permanece vulnerável a uma das mais fortes tendências, que é a resistência a aumentos de preços e a triagem de fornecedores com [...]

Estes documentos podem interessar a você

Gerência de varejo

 Administração e marketing   |  Administração   |  Dissertação   |  04/10/2008   |  BR   |   .doc   |   7 páginas

Análise completa da editora M.E Furtado & Cia Ltda. - organisação, marketing, estratégia e finanças

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  04/05/2009   |  BR   |   .doc   |   27 páginas

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas