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Segmentação de mercado

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
4 páginas
Nível
Especializado
Consultado
134 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
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  1. Introdução
  2. Referencial teórico

Hoje em dia nos deparamos com grande variedade de produtos, somos bombardeados com um número crescente de propagandas e marketing. Muitas vezes o consumidor fica indeciso e confuso ao escolher um produto e acaba na maioria dos casos adquirindo um produto ou serviço que não seja exatamente o que ele necessita, pela confusão causada ao ver um número grande de propaganda em cima de um determinado produto.
As empresas estão buscando a segmentação de mercado para atender os clientes com maior eficácia, selecionando quem e onde atender, fazendo a propaganda e direcionando seus programas de marketing para um público-alvo, ou seja, para quem realmente esteja necessitando o produto ou o serviço desta empresa, procurando não confundir e sim esclarecer para que serve o produto e concentrando sua atenção nesses compradores, ou seja, identificar os consumidores que terão a chance de atender bem.
Este estudo procura mostrar os meios para identificação de segmentos de mercado e sua importância para empresas que queiram ganhar vantagem competitiva nesta turbulenta concorrência em que o mercado empresarial se encontra.

[...] Sem contar que tem a oportunidade de visitar a loja na Internet e poder conhecer os produtos e serviços que são deixados a sua disposição, podendo escolher e decidir qual deles pode, da melhor forma, satisfazer sua necessidade CONCLUSÃO O estudo acima demonstra que as empresas devem buscar formas de segmentação de mercado para obter vantagem competitiva, para diminuir custos conseqüentemente, conseguir atuar num mercado especifico, atendendo as necessidades especificas dos clientes. Procurar formas de segmentar o mercado por nichos, sub-nichos ou até mesmo clientes individualmente utilizando tecnologias como a Internet para aproximar-se cada vez mais e poder entender como eles pensam, agindo de forma a conseguir superar as expectativas esperadas e ganhar assim a fidelidade de seus clientes. [...]


[...] É importante lembrar que a segmentação de mercado deve freqüentemente ser revista, pois os segmentos estão sempre mudando e a empresa precisa acompanhar para não correr o risco de estar atuando sobre um segmento apenas e não enxergar outro que esteja surgindo ou que esteja esquecido. A partir disso a empresa poderá concentrar esforços em descobrir novos segmentos investigando a hierarquia dos atributos que os clientes procuram antes de escolher uma marca, tendo que monitorar as mudanças de uma hierarquia de atributos dos consumidores e procurar se ajustar às novas, buscando entender se o cliente opta primeiramente pelo tipo ou pelo preço, ou ainda pela marca, qualidade ou pelo serviço prestado. [...]

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