Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Sistemas de informação e a necessidade de integração com o conhecimento

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Revisão histórica
  3. Sistemas de informação e a tomada de decisão
  4. Sistemas de informação e os executivos de informática
  5. Trabalhos interdisciplinares na formação acadêmica

INTRODUÇÃO

Todos os setores produtivos exigem mudanças estruturais e comportamentais contínuas. Tais mudanças visam à melhor adaptação da empresa ao seu meio ambiente. O papel do sistema de informação é aumentar a confiabilidade da informação, acelerar a adaptação de seu meio ambiente, pois mostram maior competitividade, as empresas que mudam com maior rapidez.
No mesmo contexto das necessidades de integração dos sistemas empresariais, surgem os trabalhos interdisciplinares, objetivando a formação deste conhecimento.

1. REVISÃO HISTÓRICA

Segundo Toffler (1992), nossa sociedade passou por três fases tecnológicas que revolucionaram a produção. A primeira foi a fase agrícola, a segunda, a fase industrial e a terceira, a fase dos sistemas de informação. Esta última é conhecida como a "Era da Informação" e evoluiu como uma indústria isolada, ao mesmo tempo que interagiu e interage com as duas primeiras.
As mudanças tecnológicas revolucionárias de nossa sociedade fizeram surgir três fontes de poder. São elas: o poder armado, o poder do dinheiro e o poder do conhecimento.
Nos anos de 1960 e 1970, as empresas utilizavam máquinas de grande porte, os mainframes, que possuíam alta capacidade de processamento de grandes volumes de dados, mas ofereciam pouca aproximação com o usuário pela falta de recursos gráficos.
A década de 1980 foi marcada pelo surgimento dos Computadores Pessoais (PC), com os processadores de texto, banco de dados e planilhas eletrônicas. Surgiu, então, a necessidade da criação das redes de microcomputadores, conectados a vários PCs e, desta forma, descentralizando as informações, até então, concentradas nos Centros de Processamento de Dados (CPD).
Os efeitos da descentralização da informação nas empresas foram a diminuição dos níveis hierárquicos, com forte tendência à horizontalização, terceirização de serviços e células de negócios independentes e, ao mesmo tempo, integradas pelos chamados Sistemas de Informações (SI).

[...] Estas dizem respeito à gerência intermediária e podem ser analisadas de forma comparativa, ou mediante projeções futuras, como forma de auxílio ao processo decisório. Para tanto, existem os Sistemas de Apoio a Decisões (S. A.D.) (POLLONI, 2000). Já o nível estratégico visa prover o primeiro escalão da empresa com informações necessárias para a formulação de políticas de atuação conseqüentemente, de posicionamento da empresa no mercado. Classificadas como "não-estruturadas", são as decisões tomadas pelo alto escalão da empresa, isto é, pelo nível estratégico. [...]


[...] Estas fizeram, dos Sistemas de Informação, a base de suas estratégias, alavancando, com isto o aumento da competitividade e maiores lucros, pois é, mediante a informação, que se consegue ter uma situação de vantagem diante da concorrência. O sucesso gerencial só é alcançado se todos os recursos disponíveis no processo produtivo estiverem envolvidos e direcionados ao atendimento das necessidades do cliente. Na empresa com visão administrativa tradicional, as funções internas acabam por tornarem-se mais importantes que os clientes e algumas responsabilidades se perdem entre suas diversas áreas. [...]

Estes documentos podem interessar a você

A importância do dentista no programa saúde família

 Biologia e medicina   |  Odontologia   |  Monografia   |  06/05/2009   |  BR   |   .doc   |   29 páginas

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas