Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Modelo de gestão – setor de auto peças

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
11 páginas
Nível
Especializado
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. A organização objeto estudo
    1. Modelo de Gestão
    2. Fatores constatados na empresa
  2. Análise crítica e proposições
    1. Problema
    2. Especificações e condições-limite do problema
    3. Resultados para solução do problema
    4. Alternativas para a solução do problema
  3. Conclusão
  4. Referências

O setor de autopeças relaciona-se intimamente às montadoras de veículos (tanto veículos de passeio quanto caminhões).
O objeto de estudo deste trabalho é analisar uma empresa no segmento de autopeças para verificar as causas da perda de 12% do mercado e, procurar soluções para o problema. Para isso foi feita uma avaliação diagnóstica a fim de identificar os principais fatores motivando a realização de uma pesquisa junto aos clientes, que deixaram de comprar nos últimos 12 meses.
Observou-se que, 13% alegam entrega fora do prazo, 25% problemas de atendimento da área de vendas, 18% de entregas de peças com defeito, 20% de falta de lançamentos e atualizações nos produtos, 14% de falta de atenção aos requisitos estabelecidos ao cliente e 10% de outros problemas.
Nesse mesmo período a matriz da organização estabeleceu um plano de metas ousado para sua filial que envolvia a expansão de mercado em 30%, com aumento mínimo de lucratividade de 16%.

[...] Assim é que se verificou um elevado nível de investimentos do setor e também a busca de associações e acordos tecnológicos. O caminho da integração dos Sistemas de Gestão pode não ser tão fácil como se imagina, devido às mais diversas causas, tais como: Deve-se levar em conta que a matriz é em Londres todos os projetos provêm de parcerias. De acordo com os dados fornecidos deve-se levar em conta que levará um prazo de três anos para implementar o plano de metas Resultados para solução do problema Toda empresa conta com diversas ferramentas para a resolução de problemas. [...]


[...] 2ª Alternativa: Kanban De acordo com Schonberger (1988), esse processo de produção em massa, também conhecido como processo de empurrar a produção funciona da seguinte maneira: a Direção da empresa resolve pelo lançamento de um novo produto, comunica a decisão à Engenharia de Produto, que desenvolve a idéia, projeta o bem e envia a documentação para a Engenharia Industrial, que, por sua vez, desenvolve o processo, os dispositivos, e remete as ordens para o Setor de Produção, que fabrica o novo produto; o produto final é transferido para o armazém, de onde o Setor de Marketing se esforça para enviá-lo ao consumidor. [...]


[...] Existe espaço para crescimento desta indústria, porém registram-se dificuldades uma vez que, o setor é formado em sua maioria por pequenas e médias empresas de capital e atuação nacional. O cenário é desfavorável para aquelas firmas que não são especializadas ou não detêm tecnologia ou não estão inseridas em programas de reduções crescentes de custos e de aumento de qualidade. Muitas empresas continuarão a atuar apenas no mercado de reposição, onde há mais liberdade de preços, mas que atualmente encontra-se estagnado. [...]

Estes documentos podem interessar a você

A importância da gestão de estoque: estudo de caso em uma empresa de auto-peças

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  03/01/2007   |  BR   |   .doc   |   34 páginas

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas