Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

O uso da tecnologia da informação na construção de mapas

Informações sobre o autor

Gerente de Marketing
Nível
Avançado
Estudo seguido
Administração

Informações do trabalho

Anderson A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
pdf
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
14 páginas
Nível
avançado
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário

O presente trabalho propõe a criação de um Mapa do Conhecimento para a externalização dos conhecimentos gerados a partir da elaboração de um Plano de Marketing em uma empresa do setor Gráfico da Cidade de Caruaru em Pernambuco. Partindo das premissas estabelecidas na Teoria da Criação do Conhecimento na Empresa de Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi (1997), busca-se construir uma visualização do Plano de Marketing desenvolvido pela empresa baseado nos quatro Modos de Conversão do Conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização, afim de, a principio, externalizar para os que fazem parte da organização os elementos integrantes do Plano e contribuir dessa forma, para o sucesso do mesmo. Utilizando-se de uma revisão bibliográfica e um estudo de caso, o Mapa do Conhecimento foi construído utilizando a técnica de construção de mapas de conhecimento e através da utilização de uma ferramenta de Tecnologia da Informação (Personal Brain?) que cria uma interface gráfica para estabelecer uma rede de conexões entre as informações geradas no Plano de Marketing. Essas relações são representadas através de estruturas hierárquicas chamadas de ?thoughts? (pensamentos) em um diagrama que utiliza linhas para a conexão dessas estruturas chamadas de ?links? (conexões). O resultado foi à geração do Mapa de Conhecimento do Plano de Marketing, contribuindo assim, para que todos os indivíduos que fazem parte da organização possam visualizar de forma clara e dinâmica os objetivos e propostas do plano desenvolvido.

[...] Aparência física: A imagem do local é basicamente 90% de quase todo o processo, por isso a limpeza e conservação do ambiente será um dos critérios de avaliação, pois ninguém quer um lugar sujo, ou que não oferece condições pra trabalhar. Por isso, será investido nesse aspecto, e na ampliação da área de trabalho, analisando qual a melhor forma de organização dos equipamentos, evitando assim o desgaste físico do funcionário. Pericibilidade: Todo cliente tem que ser visto como único. Uma vez que ele solicita o serviço, ele tem que ser solucionado. [...]


[...] Entendendo, portanto, que a GC só poderá ser efetivada, se necessariamente houver a compreensão e o reconhecimento que existe uma limitação em gerenciar a parte tácita do conhecimento, pode-se então avançar na construção de modelos aplicáveis na realidade prática das organizações e contribuir para a discussão teórica e científica da gestão do conhecimento, focada nos aspectos cognitivos. Nesse sentido chega-se a incorporação a essa discussão um elemento prático de gestão empresarial que podem ser socializados aos indivíduos da organização a fim de torná-lo mais efetivos, e por conseqüência, que seus resultados sejam mais representativos. [...]


[...] O uso da TI na configuração de processos que busquem facilitar a democratização da informação e consequentemente, do conhecimento, foi à idéia desse artigo, que buscou de forma inicial contribuir com a discussão dessa temática e proporcionar material para futuras pesquisas e aplicações na área. Referências ANGELONI, Maria Terezinha. Organizações do Conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva BENBASAT, Izak; NAH, Fiona Fui-Hoon. Knowledge-based Support in a Group Decision Making Context: An Expert-Novice Comparison. Journal of the Association for Information Systems Vol Nº pp. [...]

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas

Últimos trabalhos administração

Relação do Estado das Estradas e a Qualidade da Maçã

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  11/06/2013   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Produção e Gestão da Serraria

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  16/08/2012   |  BR   |   .doc   |   35 páginas