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Pesquisa sobre a motivação no ambiente do trabalho

Informações sobre o autor

Colégio Estadual de Faxinal dos Marmeleiros - Escritório...
Nível
Avançado
Estudo seguido
Administraç...

Informações do trabalho

Haroldo Andrade M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
pdf
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
40 páginas
Nível
avançado
Consultado
7 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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0
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A administração deve buscar o que motiva o indivíduo, neste contexto as teorias motivacionais são largamente utilizadas. Por outro lado várias barreiras têm de ser vencidas. E por tratar-se de pessoas torna-se impossível a criação de uma fórmula que possa ser aplicada em toda situação.Várias teorias tentam explicar o comportamento do indivíduo dentro da organização, como a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, que diz existir cinco ordens gradativas de necessidades, a teoria X e a teoria Y de Douglas McGregor, a teoria da motivação-higiene proposta pelo psicólogo Frederick Herzberg, que propõem a existência de um contínuo duplo: o oposto de ?satisfação? é ?não satisfação? e o oposto de ?insatisfação? é ?não insatisfação?, há também as teorias contemporâneas, como a ERC proposta por Clayton Alderfer que apresenta a existência de três grupos de necessidades (existência, relacionamento e crescimento), outra teoria é a das necessidades de McClelland que enfoca as necessidades de realização, poder e afiliação. Há também a teoria de determinação de metas, que baseia-se no pressuposto de que metas difíceis, quando aceitas, resultam em um desempenho melhor. Outra teoria é a do reforço, que vê o comportamento como sendo causado ambientalmente, também de importância é a teoria da equidade, que explica as comparações feitas pelos empregados com relação ao seu esforço e aos resultados obtidos com outros funcionários. Posteriormente vem a teoria da expectativa, que dá enfoque nas relações esforço-desempenho, desempenho-recompensa e recompensa-metas pessoais. Todas as teorias apresentam limitações o que torna impossível determinar o comportamento das pessoas, pois varia de acordo com a cultura, entre as organizações e entre o indivíduo, o que faz necessário estar atento às mudanças, pois nenhum fator motivacional terá eficácia permanente.

[...] Seqüência1 Fonte: os autores Sim 76% Não Você possui outra atividade fora do horário de trabalho para aumentar sua renda? Seqüência1 Fonte: os autores Sim 18% Não 82% Você considera seu trabalho importante para a empresa? Sim 100% Você está Satisfeito com seu trabalho nesta empresa? Sim 100% Você considera que seu trabalho é reconhecido (recebe elogios)? Seqüência1 Fonte: os autores Sim 53% Não Você vê possibilidade de crescimento dentro da empresa? Seqüência1 Sim 41% Não 59% Fonte: os autores Você é solicitado a desenvolver tarefas, outras atividades que exijam mais responsabilidade? [...]


[...] A informação entra também como fator primordial, é necessário que o funcionário tenha condições de controlar, dirigir e avaliar seu próprio trabalho e seu desempenho, para ter responsabilidade pelas suas ações e ficar ciente da importância de seu trabalho PESQUISA DE CAMPO A pesquisa de campo foi realizada aplicando-se questionários a todos os funcionários da Panificadora Delta do Banco Alfa(8) e do Supermercado Beta durante o mês de agosto de 2002, no local de trabalho QUESTIONÁRIO APLICADO Qual é a sua idade ? [...]


[...] Sim Não Stroparo Panificad B.B Se outra empresa lhe oferecesse 20% a mais sobre o seu salário atual para trabalhar para ela, você aceitaria? Sim Não Stroparo Panificad B.B RESULTADO POR TEMPO DE SERVIÇO Menos de 01 Ano Esta Faixa representa para o Supermercado Beta 35% de seus funcionários, para Panificadora Delta 31%. A agência do B. B. de Rebouças não possui funcionários nesta faixa. A sua remuneração é compatível com a sua função? Sim Não Stroparo Panificad B.B A sua remuneração está adequada ao mercado de trabalho? [...]

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