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Trabalho de projetos de produtos

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
Universidad...

Informações do trabalho

Driely A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
11 páginas
Nível
avançado
Consultado
39 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
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  1. A relação da inflação

1-Introdução

Para que uma organização possa se desenvolver e expandir seus negócios como deseja, é necessário que a mesma, entenda e satisfaça a necessidade de seu público alvo, pois apenas dessa forma terá o reconhecimento e boa aceitação de seu produto no mercado competitivo.
Quando não há boa aceitação do produto de uma determinada empresa que não consegue compreender as reais necessidades de seus clientes é necessário urgentemente, começar um re-planejamento de seu negócio, ou mais especificamente um projeto do produto para que assim possam identificar as falhas e considerar as possíveis chances de reestruturação e relançamento desse produto no mercado competitivo.
E como na maioria das empresas, acontece de ter uma grande preocupação com faturamento e maior produção em menor espaço de tempo, pode acabar ocorrendo de se perderem no processo do produto, sem saber se estão atendente as necessidades de seu mercado.
E conforme a seguir, será estudado o caso da empresa SORVETTO e após identificação de suas falhas, será feito do projeto do produto dessa empresa.

2-Geração do Conceito

O produto escolhido pelo nosso grupo foi o sorvete em copinho da marca Sorvetto. Este sorvete é vendido em algumas lanchonetes e sorveterias, eles ficam em um freezer geralmente com a logo da empresa. São produzidos em variados sabores como morango, coco, chocolate, creme e leite condensado. No copinho de sorvete vem uma quantidade de 118gr ao custo de R$1,00 cada um.
Diagnosticamos alguns problemas existentes não no produto em si mais na sua embalagem como:
- Cores apagadas;
- Logomarca da empresa distorcida pela cor do copo de sorvete;
- Data de validade se encontra na tampa do produto quando deveria estar no fundo do copo;
- Sabor do sorvete carimbado na tampa, que muitas vezes se apaga por estar em um local úmido dificultando o cliente em perceber o sabor do produto.
- O produto não é lacrado;
Para gerarmos um conceito para melhoria deste produto já existente, é necessário buscar algumas fontes.
As fontes externas seriam outras empresas do grupo, fornecedores, clientes ou consumidores e concorrentes e as fontes internas seriam departamentos de pesquisa e desenvolvimento, sugestões do pessoal de contato com os clientes e a própria análise das necessidades do mercado consumidor.

A função do departamento de marketing é o responsável por manter olhos e ouvidos no mercado identificando novas idéias para possíveis produtos ou serviços, devendo adaptar o seu consumidor aos objetivos da empresa. Há muitas formas de obter esses dados do consumidor realizando pesquisas de mercado, para conhecermos e monitorarmos o consumidor e o concorrente ou elaborando formas melhores de coletar idéias e gerar novas idéias como, por exemplo:
- Grupos de foco, participantes são convidados para discutir ou compartilhar idéias;
- Ouvindo o cliente, idéias, reclamações, sugestões a respeito de um produto ou serviço;
- Idéias das atividades dos concorrentes, observar ações ou idéias diferentes dos concorrentes com um produto ou serviço similar reduzindo a liderança do concorrente;
- Idéias dos funcionários, este pessoal pode ter idéias sobre o que os clientes gostam ou não reunindo sugestões dos clientes ou suas próprias idéias;
- Idéias da pesquisa e desenvolvimento, desenvolvendo novos conhecimentos e idéias para resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade;
- Engenharia reversa, analisar exatamente e cuidadosamente um projeto deu um concorrente e como o produto foi produzido pode ajudar a identificar suas características-chaves.
A fonte externa foi a utilizada pelo nosso grupo, pois o objetivo desta atividade de projeto é satisfazer às necessidades dos consumidores.
Tivemos como idéia utilizar o ?Grupo de Foco? que é um modo formal mais não tão estruturado como uma pesquisa de mercado. Este método contribui para coletarmos idéias e sugestões destes consumidores. Este grupo é composto de dez a sete pessoas escolhidas para discutir e compartilhar idéias. Selecionamos alguns problemas existentes do produto escolhido para ser analisado pelos participantes escolhidos e coletamos algumas idéias e sugestões como:

[...] A função do departamento de marketing é o responsável por manter olhos e ouvidos no mercado identificando novas idéias para possíveis produtos ou serviços, devendo adaptar o seu consumidor aos objetivos da empresa. Há muitas formas de obter esses dados do consumidor realizando pesquisas de mercado, para conhecermos e monitorarmos o consumidor e o concorrente ou elaborando formas melhores de coletar idéias e gerar novas idéias como, por exemplo: Grupos de foco, participantes são convidados para discutir ou compartilhar idéias; Ouvindo o cliente, idéias, reclamações, sugestões a respeito de um produto ou serviço; Idéias das atividades dos concorrentes, observar ações ou idéias diferentes dos concorrentes com um produto ou serviço similar reduzindo a liderança do concorrente; Idéias dos funcionários, este pessoal pode ter idéias sobre o que os clientes gostam ou não reunindo sugestões dos clientes ou suas próprias idéias; Idéias da pesquisa e desenvolvimento, desenvolvendo novos conhecimentos e idéias para resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade; Engenharia reversa, analisar exatamente e cuidadosamente um projeto deu um concorrente e como o produto foi produzido pode ajudar a identificar suas características-chaves. [...]


[...] Logo quando foram questionados se isso não encareceria o produto e refletiria no seu preço de vendas, eles não se mostraram dispostos a pagar por esta diferença/mudança/ melhoria no produto. Sendo assim, passamos a te três componentes fundamentais ao nosso produto final: Copinho; Adesivagem (arte); Tampinha. O copinho se manteria o mesmo, bem como sua tampa, já que ao melhorias que foram sugeridas não agregaram valor ao produto, apenas custos maiores que encarecem na hora da revenda. Já a embalagem, que não conta com especificações do sabor/tipo de produto que esta sendo adquirido e nem com uma imagem clara da empresa/ logo que fornece o sorvete é sugerido que seja mudado. [...]


[...] Após ser escolhido o produto buscamos através do Grupo de Foco novas idéias para melhoria na embalagem do produto, colhemos e analisamos as idéias que tais consumidores tinham diante a embalagem da empresa Sorvetto. Buscamos na análise das idéias trazer o mais próximo possível o desejo do cliente com a realidade da empresa. Foi muito útil para nós pensarmos em três critérios de projeto para que após esses três últimos critérios específicos pudéssemos dizer quais mudanças realizaríamos no produto atual. [...]

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