Informações sobre o autor

auxiliar de escritório - auxiliar de logística -...
Nível
Especializado
Estudo seguido
administraç...

Informações do trabalho

Data de Publicação
12/07/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
16 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário

A gestão na busca do controle da qualidade total

  1. Qualidade
    1. Qualidade: uma filosofia de gerenciamento
    2. Os custos da má qualidade
    3. Envolvimento dos funcionários
    4. Melhoria contínua
    5. Melhoria da qualidade por meio do GQT
  2. Conclusão

A Gestão da Qualidade Total (GQT) foi uma prática de gestão empresarial bastante popular nas décadas de 80 e 90 em diversos países ocidentais. Os conceitos dessa prática administrativa foram desenvolvidos inicialmente por autores norte-americanos, como Deming, Juran e Feigenbaum, nas décadas de 50 e 60, que encontraram no Japão o ambiente perfeito para o seu desenvolvimento deste conceito durante os anos que se seguiram.
No início da década de 80, o mundo voltava sua atenção para o elevado grau de competitividade alcançado pelas principais indústrias japonesas, cujos produtos chegavam com excelente qualidade e preços, relativamente, baixos nos principais mercados consumidores do mundo ocidental, passando a constituir uma ameaça para as suas economias.
Para as principais e maiores empresas norte-americanas e européias, não restavam muitas alternativas, exceto a da identificação das razões para o sucesso competitivo japonês e sua “importação” para suas “bases”. A partir deste instante, verificou-se o início de um grande movimento mundial relacionado a GQT, sendo este durante muitos anos o tema mais abordado em palestras, cursos e publicações de gestão empresarial.

[...] Uma outra dimensão da qualidade ao projeto do produto é a confiabilidade, que se refere à probabilidade de que um produto terá funcionalidade quando for utilizado. Os produtos, muitas vezes, são formados por alguns componentes que precisam ser operativos para que o produto desempenhe conforme o pretendido. Algumas vezes, os produtos podem ser projetados com componentes adicionais, de modo que, se um componente falhar, um outro possa ser ativado. Suponha que um produto possua n subsistemas, cada um com sua própria medida de confiabilidade. [...]


[...] As equipes diferem do ‘grupo de trabalho’ mais usual porque: Seus membros possuem um compromisso comum com um objetivo mais abrangente, em que todos acreditam e que transcende as prioridades individuais; Os papéis de liderança são partilhados, em vez de exercidos por um único líder forte; O desempenho é julgado não somente em função das contribuições individuais mas também por ‘produtos do trabalho’ coletivo, que refletem os esforços conjuntos de todos os membros; Discussões com pauta livre, em vez de uma agenda definida gerencialmente, são preferidas nas reuniões; Os membros da equipe realizam juntos o trabalho efetivo, em vez de delegá- lo a subordinados. [...]


[...] Existem nove ferramentas para organizar e apresentar dados a fim de identificar áreas para melhoria da qualidade e do desempenho: listas de verificação, histogramas e gráficos de barras, gráficos de Pareto, gráficos de dispersão, diagramas de causa e efeito, gráficos e gráficos de controle. A coleta de dados por meio de uma lista de verificação, muitas vezes, é o primeiro passo na análise dos problemas de qualidade. Uma lista de verificação é um formulário usado para registrar a freqüência de ocorrência de certas características de produto ou serviço relacionadas à qualidade. [...]

...

Estes documentos podem interessar a você

Gestão da qualidade total como ferramenta de desenvolvimento organizacional

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  08/09/2006   |  BR   |   .doc   |   30 páginas

A utilização da energia humana na força da qualidade total

 Direito e contrato   |  Outro   |  Estudo   |  04/01/2007   |  BR   |   .doc   |   23 páginas

Mais Vendidos administração

Plano de negócios Agência de Turismo

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  11/05/2007   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

O trabalho com a música na educação infantil

 Administração e marketing   |  Administração   |  Monografia   |  01/12/2006   |  BR   |   .doc   |   17 páginas
Compra e venda de trabalhos acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.