FacilitaJa
Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A gestão na busca do controle da qualidade total

Administração A gestão na busca do controle da qualidade total

Informações sobre o autor

auxiliar de escritório - auxiliar de logística -...
Nível
Especializado
Estudo seguido
administraç...

Informações do trabalho

Do Espirito Santo Cardozo W.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
16 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Qualidade
    1. Qualidade: uma filosofia de gerenciamento
    2. Os custos da má qualidade
    3. Envolvimento dos funcionários
    4. Melhoria contínua
    5. Melhoria da qualidade por meio do GQT
  2. Conclusão

A Gestão da Qualidade Total (GQT) foi uma prática de gestão empresarial bastante popular nas décadas de 80 e 90 em diversos países ocidentais. Os conceitos dessa prática administrativa foram desenvolvidos inicialmente por autores norte-americanos, como Deming, Juran e Feigenbaum, nas décadas de 50 e 60, que encontraram no Japão o ambiente perfeito para o seu desenvolvimento deste conceito durante os anos que se seguiram.
No início da década de 80, o mundo voltava sua atenção para o elevado grau de competitividade alcançado pelas principais indústrias japonesas, cujos produtos chegavam com excelente qualidade e preços, relativamente, baixos nos principais mercados consumidores do mundo ocidental, passando a constituir uma ameaça para as suas economias.
Para as principais e maiores empresas norte-americanas e européias, não restavam muitas alternativas, exceto a da identificação das razões para o sucesso competitivo japonês e sua “importação” para suas “bases”. A partir deste instante, verificou-se o início de um grande movimento mundial relacionado a GQT, sendo este durante muitos anos o tema mais abordado em palestras, cursos e publicações de gestão empresarial.

[...] Uma outra dimensão da qualidade ao projeto do produto é a confiabilidade, que se refere à probabilidade de que um produto terá funcionalidade quando for utilizado. Os produtos, muitas vezes, são formados por alguns componentes que precisam ser operativos para que o produto desempenhe conforme o pretendido. Algumas vezes, os produtos podem ser projetados com componentes adicionais, de modo que, se um componente falhar, um outro possa ser ativado. Suponha que um produto possua n subsistemas, cada um com sua própria medida de confiabilidade. [...]


[...] As equipes diferem do ‘grupo de trabalho’ mais usual porque: Seus membros possuem um compromisso comum com um objetivo mais abrangente, em que todos acreditam e que transcende as prioridades individuais; Os papéis de liderança são partilhados, em vez de exercidos por um único líder forte; O desempenho é julgado não somente em função das contribuições individuais mas também por ‘produtos do trabalho’ coletivo, que refletem os esforços conjuntos de todos os membros; Discussões com pauta livre, em vez de uma agenda definida gerencialmente, são preferidas nas reuniões; Os membros da equipe realizam juntos o trabalho efetivo, em vez de delegá- lo a subordinados. [...]


[...] Existem nove ferramentas para organizar e apresentar dados a fim de identificar áreas para melhoria da qualidade e do desempenho: listas de verificação, histogramas e gráficos de barras, gráficos de Pareto, gráficos de dispersão, diagramas de causa e efeito, gráficos e gráficos de controle. A coleta de dados por meio de uma lista de verificação, muitas vezes, é o primeiro passo na análise dos problemas de qualidade. Uma lista de verificação é um formulário usado para registrar a freqüência de ocorrência de certas características de produto ou serviço relacionadas à qualidade. [...]

...

Estes documentos podem interessar a você

Qualidade no atendimento bancário : estudo de caso

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  09/11/2008   |  BR   |   .doc   |   41 páginas

Qualidade do atendimento na saúde pública municipal

 Administração e marketing   |  Administração   |  Monografia   |  15/01/2009   |  BR   |   .doc   |   43 páginas

Mais Vendidos administração

A motivação como ferramenta para gestão de pessoas dentro das organizações

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  28/12/2006   |  BR   |   .doc   |   42 páginas

Plano de negócios - Mobilliare Móveis Práticos Ltda.

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  29/05/2007   |  BR   |   .doc   |   6 páginas