Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A importância da administração na implantação do processo de informatização na escola pública

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
67 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Administração, educação e informática
  3. Educação e informática
    1. Uma nova etapa histórica
    2. Tecnologia estimula e enriquece aprendizado
    3. Novo paradigma
    4. Tecnologias educacionais exigem novas posturas do professor
    5. Modernização x educação
    6. Avaliação do projeto de informática educativa
    7. Capacitação de professores
    8. Software educacional
    9. O computador na educação
    10. A procura de uma postura pedagógica
    11. Informática na educação e interdisciplinaridade
  4. Requiitos básicos 'para informatizar escola de porte médio
    1. Microcomputadores
    2. Impressoras
    3. Solução de monitoramento de laboratórios educacionais
    4. Especificações complementares
  5. Sugestões de conteúdo programático básico para turmas iniciantes
    1. A origem do computador
    2. Partes e funcionamento do computador
    3. Conteúdo básico e recursos do professor ao utilizar o computador
  6. Estratégia e tecnologia na administração
    1. A administração estratégica
  7. Levantamento exploratório
    1. Técnica
    2. Público - alvo
    3. Método e análise
    4. Apresentação dos resultados
  8. Planos de aula e avaliações
    1. Aula Nº 1
    2. Aula Nº 2 (retornar à aula fazendo uma breve recapitulação e continuar...)
    3. Aula Nº 3
    4. Aula Nº 4
    5. Aula Nº 5 - aplicativos básicos
    6. Aula Nº 6- aplicativos básicos (continuação)
    7. Aula Nº 7
    8. Aula Nº 8
    9. Aula Nº 9
    10. Aula Nº 10
    11. Avaliação de software
    12. Formulário de avaliação de softwares educacionais
  9. Conclusão
  10. Bibliografia
  11. Anexos

O século XX tem se apresentado como um século que excedeu a si próprio, o homem chegou à lua antes de conhecer totalmente o seu próprio planeta. Esta virada do milênio no situa numa sociedade marcada por profundas transformações tecnológicas com conseqüentes modificações na produção, nos serviços e nas relações sociais. Tais transformações, no entanto, não estão conseguindo solucionar alguns dos grandes problemas do homem, que são anteriores até mesmo à evolução industrial: questões de guerra, relações raciais, da justiça social, da fome e da democratização da educação.
A revolução industrial substituiu a força física pela energia das máquinas, e a revolução tecnológica, que ora vivenciamos, propõe um aumento das capacidades intelectuais do homem. Esta última é conseqüência de relações sociais de classes, marcadas, quase sempre, pela exploração e pela exclusão, gerando uma série de contradições, fragmentando, mas também, podendo unificar nossas vidas.
O modelo fabril instaurou a fragmentação na sociedade, que está sendo corroborada pela desigualdade de acesso aos avanços e formas de incorporação dessa tecnologia. Para que ocorra a unificação, a tecnologia tem que ser gerada e produzida no interior de relações sociais, marcadas pela igualdade e não pelo lucro ou pela exclusão.
Dentro dessa revolução tecnológica novos instrumentos, novas ferramentas transformam totalmente a cultura quando oferecem novas formas de fazer. Na informática verificamos que as formas de fazer estão sendo alteradas, juntamente com as formas de pensar este fazer. Entretanto, os sistemas educacionais não se adaptaram a essa nova realidade: que o uso da tecnologia dentro de uma proposta de unificação, gera novas formas de rever o conhecimento anterior e construir o novo.

[...] Em torno deste realidade já existem os defensores entusiastas extremistas e alguns mais moderados, sendo um grande entusiasta CHAVES, escreve : ?Devemos nos preocupar com a questão da informática na educação porque as evidências, embora não tão amplas e contundentes quanto se poderia desejar, demonstram que o contato regrado e orientado da criança com o computador em uma situação de ensino- aprendizagem contribui positivamente para a aceleração do seu desenvolvimento cognitivo e intelectual, em especial no que diz respeito ao raciocínio lógico e formal,à capacidade de pensar com rigor é de modo sistemático?. [...]


[...] O administrador escolar, ao adotar a informatização de sua escola, deve traçar uma diretriz do processo de treinamento dos professores e acreditar que sem uma programação sistemática de treinamento e formação dos professores, o uso de computadores na escola não será adequado nem eficaz. O professor não precisa ser um programador para usar o computador como ferramenta de trabalho, para avaliar e selecionar o software adequado a seus alunos, ou para orientá-los no uso de computadores. Nenhuma intervenção pedagógica harmonizada com a modernidade e os processos de mudanças que estão implícitos, será eficaz sem a colaboração consciente do professor e sua participação na promoção da emancipação social. [...]


[...] Capitulo VI LEVANTAMENTO EXPLORATÓRIO 6.1 - Técnica Para que fosse realizado uma sondagem com os alunos, para conhecimento da população-alvo e planejamento de atividades, a técnica utilizada foi a aplicação de um questionário objetivo, conforme anexo I - População-alvo Num universo de 1.155 alunos na escola, foi realizado uma amostra com 155 alunos de 3º e 4º série do colegial, noturno e de 2º série do colegial diurno (matutino). O tipo de amostra foi intencional, direcionada aos alunos das séries acima descritas devido aos fatores idade (média) e classe sócio-econômica, uma vez que a maioria estão trabalhando ou preparando para o mercado de trabalho e são de classe média-baixa, tendo inclusive que auxiliar no rendimento familiar - Método e análise A aplicação do questionário foi espontânea, sem preparo, apenas explicando cada pergunta na sala de aula, num período de duas aulas. [...]

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas

Últimos trabalhos administração

Relação do Estado das Estradas e a Qualidade da Maçã

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  11/06/2013   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Produção e Gestão da Serraria

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  16/08/2012   |  BR   |   .doc   |   35 páginas