Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Abordagens de como os administradores podem aplicar a ética dentro das empresas

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Referencial teórico

A partir da década de 30 os estudiosos desenvolveram teorias baseadas na responsabilidade social e ética das empresas, porém, sem muito sucesso.
Mais adiante, ao perceberem a necessidade crescente de ajuda mútua perante stakeholders, sociedade e clientes é que os estudos sobre o assunto avançaram tomando forma sobre como agir ética e socialmente responsável.
A partir dessa percepção é que surgiram, como parte da ética, os conceitos morais, ou seja, como uma empresa poderia ser ética e ao mesmo tempo evitar que suas decisões afetassem negativamente a sociedade.

Hoje em dia a maioria das pessoas acredita que as organizações e seus principais executivos tem responsabilidades tanto para com a sociedade como para com seus funcionários.
Este estudo visa demonstrar algumas dessas teorias e analisar como o administrador poderia contribuir para a empresa se tornar mais ética e socialmente responsável.

[...] A dificuldade real com todos os modelos descritos nesta seção, é que eles não proporcionam um modo de administrar eficazmente em conflito de valores. Eles oferecem poucos conselhos de como resolver disputas que representam visões de mundo fundamentalmente diferentes. O que precisamos é de um modelo que seja mais diretamente envolvido com a ética.? STONER (1999) Todos os modelos descritos acima não obtiveram êxito em suas teorias, encontrando falhas que lhes impossibilitavam de serem aplicados dentro das empresas pela falta de orientações práticas que proporcionavam. [...]


[...] Com os stakeholders beneficiados, a empresa só tende a ganhar. O terceiro está relacionado ao ambiente interno da empresa, as políticas internas, as relações funcionário x patrão, colega x colega, formas de relacionamento dentro da empresa proporcionando um trabalho digno e ambiente propicio ao bem estar dos trabalhadores. O quarto e último nível, diz respeito ao indivíduo e as regras morais. Fica a cargo dos administradores propiciar um ambiente sadio e pacifico dentro da própria organização, procurando evitar que alguns hajam [...]

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas

Últimos trabalhos administração

Relação do Estado das Estradas e a Qualidade da Maçã

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  11/06/2013   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Produção e Gestão da Serraria

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  16/08/2012   |  BR   |   .doc   |   35 páginas