Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Administração da produção e operações

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Saulo G.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Conceito de produção
  2. Planejamento estratégico
  3. A rapidez
  4. A flexibilidade
  5. A confiabilidade
  6. A importância dos custos
  7. A importância da qualidade
  8. JIT (just n time)
  9. A filosofia ido Kaizen
  10. Sistemas CIM, CAD e CAM

I - Conceito de Produção
Podemos afirmar que é o processo de transformação de recursos (insumos naturais ou humanos) em bens ou serviços. Na teoria econômica, a função de produção representa a relação tecnológica que define o máximo de bens que podem ser produzidos por diversas combinações possíveis de recursos. Dados os preços dos insumos e a função produção, pode-se chegar à curva de custos de uma empresa (que mostra o custo da produção por unidade produzida); com base nestes números, e uma vez conhecidos os objetivos da empresa ( maximização dos lucros, por exemplo) e as condições de procura de seus produtos, determina-se seu nível de produção. Os chamados fatores de produção são todos os recursos necessários para a capacidade produtiva: capital, trabalho e matérias-primas, podendo-se acrescentar ainda o capital humano, gerado e aprimorado pela educação.

II - Planejamento Estratégico
A atividade corporativa de planejamento estratégico é o planejamento científico e profissional, a longo prazo, da direção a ser seguida pela empresa, é a identificação da oportunidade corporativa e a avaliação das principais decisões envolvidas nas alternativas disponíveis. Planejamento estratégico é a razão por que certas companhias sempre parecem ter o melhor produto ou serviço, uma linha de produtos ou serviços balanceada, seqüência de novos produtos ou serviços bem sucedidos e melhores lucros.
Para uma empresa ser bem sucedida a longo prazo, a contribuição de sua função produção é vital. Ela passa à empresa uma vantagem baseada em produção. Isto só será possível de alcançar através de "cinco objetivos de desempenho" (rapidez, confiabilidade, flexibilidade, custo e qualidade). Veremos a seguir as definições e alguns exemplos de cada um desses objetivos.

[...] O consumidor do século XXI é caracterizado por um alto grau de exigência no que concerne à qualidade dos produtos e serviços que adquire. Esse aumento no nível de exigência é fruto do fluxo maior e mais veloz das informações, da diversificação nas opções de escolha e na crescente conscientização do conceito da ética, pressuposto norteador das relações sociais em geral. Os consumidores têm conseguido forçar a elaboração de leis e códigos de proteção que os põem ao abrigo das violações dos seus direitos. [...]


[...] Sem dúvida os desenvolvimentos da Toyota e de outras empresas japonesas foram incentivados pela cultura e pelas circunstâncias econômicas da nação. A atitude japonesa em relação ao desperdício, juntamente com sua posição de país superpovoado e com escassez de recursos, formaram condições ideais para o desenvolvimento de uma manufatura que enfatiza pouco desperdício e alto valor agregado. Podemos afirmar, então, que no estudo do planejamento estratégico, a filosofia JIT visa a otimização da produção, satisfazendo às necessidades dos clientes, ou seja, entender e responder aos anseios dos clientes, fornecendo produtos de qualidade no momento em que for solicitado. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Administração de produção

 Administração e marketing   |  Administração   |  Artigo   |  09/09/2006   |  BR   |   .doc   |   20 páginas

Resumos: Max Weber - "A ética protestante e o espírito do capitalismo"; Frederick W. Taylor -...

 Administração e marketing   |  Administração   |  Fichamento   |  29/11/2006   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas