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Administração por objetos

Informações sobre o autor

General Motors do Brasil / ACS
Nível
Especializado
Estudo seguido
UNIBAN...

Informações do trabalho

Fernando C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
8 páginas
Nível
Especializado
Consultado
207 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
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  1. Introdução
  2. Conceitos e Princípios Básicos
  3. Características da APO
  4. Fixação de Objetivos
  5. Exemplos de Objetivos Organizacional
    1. Objetivos Corporativos
    2. Lucro
    3. Clientes
    4. Campos de Interesse
    5. Crescimento
    6. Nosso Pessoal
    7. Administração
    8. Cidadania
  6. Críticas
  7. Conclusão
  8. Bibliografia

A grande depressão norte americana, que se seguiu à crise de 1929, provocou sucessivas e cada vez maiores intervenções no modelo capitalista existente até então, o governo impôs uma série de controles para reduzir a influência e participação dos empresários nas decisões nacionais (Keynesianismo).
Essa mudança de modelo aliada à filosofia competitiva e materialista da década de 50, obrigou o mundo empresarial a se adaptar. Custos reduzidos e pequenas margens de lucro geraram dentro das empresas uma administração sob pressão. Entretanto essa pressão para obter melhores resultados acabou gerando um grande desequilíbrio entre os dirigentes de empresas, gerentes e empregados, já que as mudanças não se efetivavam . Em meio a toda essa turbulência Peter Drucker em 1954 publicou o livro "The Pratice of Management" que caracterizava um novo modelo de gestão baseado em resultados, e que poderia ser aplicado para diminuir as pressões e equilibrar os objetivos dentro das organizações.

[...] Os objetivos devem ser específicos em relação ao que fazer, em que quantidades e em que prazos. Despersonalizar os objetivos, ou seja, fixar objetivos de trabalho e não diretrizes quanto à mão-de-obra. Ao se estabelecer metas de aperfeiçoamento de funcionários, sem que se tenha fixado a meta de negócio a ser atingida com tal iniciativa, está se perdendo a finalidade da empresa. A organização, não é colégio. Ela proporcionará treinamentos se quando) tiverem alguma coisa com um determinado projeto, programa ou interesse direto para o empreendimento. [...]


[...] A preocupação em "para que" e "por que" administrar passou a ser mais importante do que "como" administrar, houve uma tendência de priorizar a eficácia em vez da eficiência (Taylor) - Conceitos e Princípios Básicos A APO é uma técnica de direção de esforços por meio de planejamento e controle administrativo fundamentado no princípio de que para atingir resultados a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar, através de um processo entre o superior e os subordinados de uma organização para estabelecer em conjunto metas comuns, definindo as áreas de responsabilidade de cada elemento em função dessas metas, assim como critérios que serão utilizados para avaliar e recompensar seu desempenho, seja em termos quantitativos ou qualitativos. [...]

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