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Análise de um hospital popular de Londrina

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
50 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Resumo
  2. Introdução
  3. Nascimento do sus
    1. Considerações e histórico
    2. Regulamentação do sus
    3. Financiamento do sus à luz das normas operacionais básicas
    4. Programa nacional de humanização da assistência hospitalar
    5. Exemplos de ações humanizadoras
  4. Caracterização da organização
    1. Identificação
    2. Histórico da organização
  5. Metodologia
  6. Análise e discussão dos resultados
    1. Quanto ao universo
    2. Quanto a recursos humanos
    3. Quanto a infra estrutura
    4. Quanto a valorização dos profissionais
    5. Quanto ao ambiente de trabalho
    6. Duplas ou triplas jornada de trabalho
    7. Tabela 1 ? demonstrativo de cálculos segundo coren e feldmen
    8. Gráfico 1 ? demonstrativo de cálculos segundo coren e feldmen
    9. Gráfico 2 ? profissionais na ala de internação
    10. Gráfico 3 ? comparativo entre nº profissional x necessidade
    11. gráfico 4 ? total de auxiliar de enfermagem em dezembro/2003
    12. Quanto ao número de profissionais e salários

Esse estudo refere-se ao tema humanização do profissional de saúde e foi desenvolvido no Hospital de Londrina, que presta atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS). A metodologia foi realizada em duas fases, sendo na primeira o levantamento bibliográfico e a caracterização da empresa, onde pode-se constatar que o HOSPITAL é um hospital estadual, de porte pequeno, cujo atendimento limita-se ao nível secundário, uma vez que não possui estrutura física para atendimentos mais graves. Numa segunda fase, aplicou-se o questionário aos colaboradores do mesmo, verificando assim o grau de satisfação, bem como a conscientização sobre a humanização destes profissionais. Pode-se concluir que a humanização no hospital beneficia os clientes internos e externos, o que possibilita melhoras significativas na área de saúde, tanto do setor público como do privado. Por outro lado, os hospitais públicos estão cada vez mais sucatados, seus profissionais desmotivados e cansados e a população está cada vez mais carente, restando apenas um fio de esperança em ação mais humanizadora por partes dos governantes.

[...] Ciência & Saúde Coletiva, v.3, n FARIAS, Renato, Herdeiros de um Sonho, Revista Canal Saúde, Ano 5. n.23. Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro. Jan/Fev.2004. FELDMANN, M. A. Administração do Serviço de Enfermagem. Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde. E.P.U. São Paulo FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Novo Aurélio. Século XXI: o dicionário da língua portuguesa/Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 3º edição, Nova Fronteira. Rio de Janeiro FLEURY, S.M.A Analise Necessária da Reforma Sanitária. Saúde em Debate. [...]


[...] A relação estabelecida no cotidiano dos serviços e das práticas tem, de fato um papel estratégico na construção e desenvolvimento do processo de mudança social seja, o processo de u m a n i z a ç ã do atendimento vai além da melhoria da qualidade da relação profissional/ paciente-cliente: aponta para o desenvolvimento, nesse espaço, do sentido de cidadania e participação crítica (TRAVESSO-YEPES e MORAIS, 2004) Exemplos de ações Humanizadoras Constata-se, hoje, que o programa está espalhado por todo país, onde cada hospital tem tomado suas próprias iniciativas, adequando as regras gerais à realidade da sua instituição, conseguindo com isso amenizar o trabalho para equipe de profissionais da área de saúde pública e oferecendo melhor qualidade no atendimento ao cliente; pois é preciso humanizar a vida profissional do colaborador para que ele possa oferecer um trabalho humanizado. [...]


[...] Segundo Aurélio, humanização é o a ato ou efeito de humanizar Entende-se que a razão de existência de um hospital é cuidar da saúde da comunidade, este cuidado acontece sempre dentro de um campo de relações onde nem tudo pode ser codificável e previsível, onde nem tudo pode ser respondido com técnicas objetivas e passíveis de serem repetidas sempre da mesma forma, portanto exigindo uma atenção especial às formas de execução de qualquer trabalho. No processo de habilitação dos profissionais de saúde deve-se considerar a fragilização física e emocional provocada pela doença e as conseqüências que esse comportamento traz para a relação que se estabelecerá entre o profissional e o usuário. [...]

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