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Conceitos de logística de mercado

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. REFERENCIAL TEÓRICO

1 INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas trabalham com a distribuição física pura e simples, sem se preocuparem em atender a exigências do mercado-alvo. Trabalham sob o enfoque de que as mercadorias precisam sem entregues aos clientes sem agregar valor para a satisfação dos mesmos e sem diminuir seus custos de distribuição.
Este trabalho procurará evidenciar uma outra forma de gerenciamento da distribuição física e da cadeia de suprimentos que ganhou um novo nome: logística de mercado, que por sua vez tem um conceito baseado não somente no gerenciamento da cadeia de suprimentos de matérias-primas, confecção de produtos e entrega aos clientes como seu destino final, mas procurando considerar as exigências do mercado-alvo projetando a cadeia de suprimentos em um processo retroativo.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A logística de mercado procura planejar, implementar e controlar seus fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender as exigências dos clientes e lucrar com seu atendimento.
Para a tarefa de logística de mercado, as empresas necessitam de sistemas logísticos integrados, onde possam envolver o gerenciamento de materiais e os sistemas de fluxos de materiais alem da distribuição física com base na tecnologia da informação.
Alguns exemplos de sistemas de informações que são a chave para a logística de mercado são os computadores, os terminais de pontos-de-venda, os códigos uniformes de produto, a troca eletrônica de dados e transferências eletrônicas de fundos e o rastreamento via satélite. Esses sistemas capacitam as empresas a reduzirem o prazo de entrega, e proporcionarem maior controle de pedidos através da tecnologia.
Para se entender melhor como a logística de mercado funciona, podemos expor várias atividades que fazem parte do processo, que são: a previsão de vendas, com base na qual a empresa programa a distribuição, a produção e os níveis de estoque; o plano de produção que indicam quais os produtos que a empresa deve encomendar; o transporte das matérias-primas que devem ser estocados no seu respectivo depósito, onde logo após são convertidas em produtos acabados; o gerenciamento do estoque de produtos acabados que deve estar em conformidade com os pedidos dos clientes, fazendo com que seus pedidos reduzam os níveis dos estoques evitando custos para seu armazenamento; o gerenciamento da saída dos produtos acabados e embalados e sua colocação no deposito interno da fabrica, em seguida o embarque dos produtos acabados, seu transporte externo, armazenados no deposito externo, entrega e atendimento ao cliente.
O processo de se fabricar, entregar aos distribuidores e após aos varejistas e por fim aos clientes finais, pode ser relativamente longo, com duração de muitos dias ou meses causando uma ineficiência e aumento de custos, além de encarecer os produtos, ficando difícil de competir com empresas que se utilizam a logística de mercado.
A logística de mercado propõe acabar com este longo processo do inicio das atividades até a chegada do produto nas mãos dos clientes finais, trabalhando com eficiência durante o processo, para que o produto chegue no prazo certo nas mãos dos clientes.

[...] Portanto, a empresa precisa pesquisar a importância relativa desses serviços e considerar os padrões de serviços dos concorrentes, sempre com o objetivo de maximizar os lucros e procurar alcançar ou superar o nível de serviços do concorrente. É necessário em ultima instância, que a empresa estabeleça algumas premissas para o mercado, pois uma vez estabelecidos os objetivos de logística, é necessário projetar um sistema que minimize o custo para atingir aos mesmos CONCLUSÃO Vimos no presente estudo, que os produtores, fabricantes e prestadores de serviços precisam tomar decisões quanto a logística de mercado, observando e implementando a melhor maneira de armazenar e transportar seus produtos até os destinos. [...]


[...] A logística de mercado propõe acabar com este longo processo do inicio das atividades até a chegada do produto nas mãos dos clientes finais, trabalhando com eficiência durante o processo, para que o produto chegue no prazo certo nas mãos dos clientes. Algumas conseqüências no fracasso destas operações são clientes insatisfeitos, perca dos mesmos, prejuízos por incapacidade de gerir a cadeia de suprimentos e perca de fatia de mercado para os concorrentes. Objetivos da logística de mercado Algumas empresas usam erroneamente o termo logística de mercado, baseando- se em um processo um tanto difícil de se atingir, como a frase a seguir: ?levar os produtos certos, nos lugares certos, nos prazos combinados e com menor custo?. [...]

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