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Evolução do mercado

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
5 páginas
Nível
Especializado
Consultado
48 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Referencial teórico

Atualmente é muito comum empresas estarem preocupadas com o que esta acontecendo a um produto ou marca em particular e deixam passar despercebido o que está acontecendo no mercado como um todo, produzindo um quadro orientado para o produto e não para o mercado.

Este trabalho tem o objetivo de relatar a evolução que o mercado passa e como ele é afetado por concorrentes, tecnologia, necessidades, canais e novidades.

REFERENCIAL TEÓRICO: Estágios da evolução do mercado: o mercado evolui por meio de quatro estágios que são emergência, crescimento, maturidade e declínio.

1. Emergência: o estágio de emergência começa quando uma empresa pioneira decide por lançar um produto no mercado. O problema dessa empresa é projetar um produto ótimo para esse mercado que atenda sua necessidade, para tanto ele tem algumas opções como adotar uma estratégia de nicho único, onde a empresa projetara o produto para um dos extremos do mercado.

[...] Dinâmica da concorrência de atributos: todos produtos que são criados logo são copiados pela concorrência, fazendo com que os atributos do produto se tornem sem importância, pois as expectativas dos clientes são progressivas. Portanto, é necessário manter a liderança ao introduzir novos atributos e o atributo que tem sucesso cria vantagem competitiva levando a lucros e a participação de mercado acima da media temporariamente. O processo de inovação, portanto, deve-se fazer presente, transformando-o em rotina para a empresa líder. Para a empresa descobrir novos atributos, quatro abordagens se fazem necessárias: A primeira abordagem constitui em fazer pesquisas com os clientes para saber quais atributos fariam a diferença e quais benefícios eles gostariam que fossem adicionados, avaliando o custo de cada beneficio e o que provavelmente a concorrência fará para reagir. [...]


[...] em um dos extremos do mercado Maturidade: é quando todas as empresas participantes do mercado atendem a todos os segmentos atingindo este estágio. As empresas nesse estágio invadem os segmentos umas das outras levando a uma diminuição nos lucros de todos, assim o mercado vai diminuindo e novos segmentos menores surgem fragmentando o mercado. Os segmentos muito pequenos não são atendidos por não gerarem lucro. Após essa fragmentação acontece a consolidação do mercado por uma marca de forte apelo, fazendo com que outras, com atributos menos interessantes fossem deixadas de lado. [...]

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