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Gerenciamento do conhecimento

Informações sobre o autor

auxiliar de escritório - auxiliar de logística -...
Nível
Especializado
Estudo seguido
administraç...

Informações do trabalho

Do Espirito Santo Cardozo W.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
18 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Gerenciamento do conhecimento
    1. A era do conhecimento
    2. As definições sobre gestão do conhecimento
    3. A importância da gestão do conhecimento
    4. O processo de gestão do conhecimento
    5. A gestão do conhecimento e o capital humano
  2. O aprendizado nas organizações
    1. Os conceitos e definições
    2. As características de organizações que aprendem
    3. As Disciplinas das Organizações que Aprendem
    4. A Criação de uma Organização que Aprende
    5. As Etapas Para a Criação de uma Organização que Aprende
    6. A Importância dos Profissionais do Conhecimento
  3. Conclusão

O mercado empresarial está passando por grandes transformações, que se manifestam, tanto na base produtiva, quanto nos âmbitos financeiro e político. As mudanças ocorridas refletem-se sobre diversos mercados e estão, normalmente, associadas à emergência da denominada Terceira Revolução Industrial, à formação de blocos econômicos, ao aumento do volume de recursos transacionados no sistema financeiro internacional e ao fortalecimento do liberalismo como expressão política desse novo processo.
O gerenciamento do conhecimento e a motivação das pessoas é fundamental, pois no dias atuais é a opinião de diversos teóricos, que a era industrial se esgotou e a Sociedade do Conhecimento surgiu como uma nova situação econômico-social. Investimentos para o desenvolvimento de recursos essenciais já não são entendidos apenas como despesas, pois constituem aquilo que será necessário para assegurar vantagem a médio e longo prazos.
As pessoas aumentam os questionamentos sobre tudo e, principalmente, quanto ao seu trabalho. A busca da motivação dos funcionários com discursos ideológicos sobre a nobreza do trabalho, já não surtem os mesmos efeitos do início do século. Ser um bom profissional, no sentido tradicional de eficiência, disciplina, dentre outras, já não é suficiente para se manter um emprego. Precisa-se de algo mais, o que inclui a própria capacidade de renovar o seu conhecimento.

[...] As organizações, que adotam o Gerenciamento do Conhecimento em sua estrutura organizacional, caracteriza-se por trabalhar com planejamento participativo no qual se verifica claramente quem é responsável pela identificação dos novos conhecimentos. O Gerenciamento do Conhecimento baseia-se, principalmente, em alguns recursos existentes, ou seja, sistemas de informações, gestão de mudanças organizacionais e novas ferramentas de recursos humanos. As organizações que possuem uma biblioteca, sistema de banco de dados e programas educativos, já está fazendo algo que pode ser considerada como Gestão do Conhecimento. [...]


[...] A organização baseada no conhecimento depende da gestão do conhecimento. E o que é gestão do conhecimento? Um processo integrado destinado a criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização. Para tanto, não é qualquer conhecimento que interessa, mas se trata de decidir qual é o conhecimento crítico que importa realmente à organização. O conhecimento é um recurso diferente. Ele não ocupa espaço físico. Em uma organização do conhecimento, os assuntos financeiros não representam necessariamente o verdadeiro valor do negócio. [...]


[...] A organização reconhece e recompensa o valor do conhecimento criado e compartilhado por pessoas e equipes? 6. A organização avalia sistematicamente suas necessidades de conhecimento e desenvolve planos para atendê-las? 7. A organização facilita a experimentação como um modo de aprender? 8. A organização aprimora suas capacidades de gerar, adquirir e aplicar o conhecimento aprendendo com os processos de aprendizado de outras organizações? Os principais fatores que levam ao êxito na construção da organização que aprende são: Cultura orientada para o conhecimento; Existência de uma estrutura de recursos tecnológicos de apoio; Uma organização adequada; Apoio da administração superior; Uma ligação com os aspectos econômicos e o valor adicionado; Clareza de visão e linguagem; Múltiplos canais para a transferência de conhecimento; Suporte motivacional; A organização deve ter uma orientação para os processos. [...]

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