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Gestão democrática: concepções e vivências

Informações sobre o autor

 
Nível
Especializado

Informações do trabalho

Evoneth Patricio M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Princípios constituicionais da autononia da escola
  3. Escola democrática - valores e práticas
  4. Gestão democrática escolar
    1. Como essa tendência é vivida nas escolas e nos sistemas educacionais?

Neste trabalho falaremos da Gestão Democrática na Escola, onde a comunidade participa das decisões pertinentes à melhoria e o desenvolvimento do grupo escolar. Como todo processo democrático é uma contribuição indispensável, como garantia e uma prática concreta desta construção emancipadora da existência das pessoas e da humanidade.
De acordo com Castro (1999, p. 95), ?o processo de gestão, entendida como democrática, se traduz em ações isoladas que, na visão dos diretores, são identificadas como "flexibilidade", ou alternância de pessoas no cargo de direção; "abertura para o diálogo", ou estreitamento das relações interpessoais; "participação do aluno através do voto"?.
Refletiremos sobre a gestão democrática da escola, seu exercício constrangedor, de um lado, e gratificante, de outro. De um lado, desafia nossos brios e nos faz ferver em indignação diante das condições concretas das escolas brasileiras e diante dos resultados reais do trabalho escolar. De outro lado, as conquistas da humanidade em nossos dias, os avanços do conhecimento humano sobre a aprendizagem e inteligência e as experiências concretas na educação brasileira, coordenadas por processos competentes de efetiva democratização, que criam novas perspectivas na educação.

[...] Caberá a ela ter cuidado e não limitar em excesso o que pode ser feito pêlos jovens e pelas jovens, porém também caberá a ela atribuir não responsabilidades e tarefas que não podem assumir. De fato, uma escola democrática deseja que a participação de todos, educadores, alunos, pessoal administrativo e comunidade. Uma escola democrática é uma escola que facilita a participação dos jovens sem negar, contudo, o papel e a responsabilidade dos educadores. Além disso, uma escola democrática é, sobretudo, uma instituição que facilita em níveis acessíveis a participação do aluno, esperando que adquira a autonomia e a responsabilidade que permitem incrementar paulatinamente a amplitude de sua participação na comunidade. [...]


[...] Podemos pensar a participação em todos os momentos do planejamento da escola, de execução e de avaliação, ou pensar que participação pudesse ser apenas convidar a comunidade para eventos ou para contribuir na manutenção e conservação do espaço físico. Portanto, as conhecidas perguntas sobre "quem participa?", "como participa?", "no que participa?", "qual a importância das decisões tomadas?" devem estar presentes nas agendas de discussão da gestão na escola e nos espaços de definição da política educacional de um município, do estado ou do país. [...]


[...] É necessário que a atuação na escola seja realizada com competência para que a aprendizagem aconteça, para que as convicções se construam no diálogo e no respeito e as práticas se efetivem coletivamente no companheirismo e na solidariedade. No mundo moderno, a desestruturação da família, a falta de valores morais e espirituais, a crise econômica que o país atravessa, as diferenças sociais e a falta de perspectiva para o futuro causam nos jovens um grande impacto, traduzido em um descontentamento que eles mesmos não conseguem definir e compreender. [...]

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