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A motivação nas empresas

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
34 páginas
Nível
Especializado
Consultado
8 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. O sentido da palavra
    1. A energia geradora
    2. A força que impulsiona o indivíduo
  2. Compartilhar o conhecimento é uma questão de motivação
    1. Integração estimula a motivação
    2. Gerar objetivos comuns para somar energias
  3. Reinventando valores
    1. O meio ambiente da empresa e sua importância
    2. A criatividade precisa ser acreditada e implementada
    3. Comunicar é preciso para integrar e motivar
  4. Trabalho em equipe é a alma da empresa
    1. Construção de relações no conhecimento da estrutura da organização
    2. O processo de formação das equipes
    3. Modelo de Team Building
  5. Supermotivação
    1. A força energizante
    2. Mudando o contexto do trabalho
    3. Estratégias de tratamento de estímulos motivacionais
    4. Conclusão da avaliação das empresas
    5. Recomendações
  6. Conclusão da monografia

A humanidade está vivendo provavelmente uma das fases mais crítica de sua história. A crise atual se originou quando a ciência, que deveria englobar todo conhecimento humano, rompeu com a filosofia, a arte e a sabedoria intrínseca em todas as culturas. Os avanços tecnológicos despojados de seus valores humanísticos dão ao homem poder, apenas. Sem o necessário discernimento, esse poder rompe com as formas mais variadas de existência, no sentido macro, global e também nas formas micro de ser e estar no mundo.
Refiro-me ao cotidiano ao meio ambiente vivido no nosso dia a dia, na teia de relacionamentos da qual nos fazemos parte. Aí está implícito nosso ser pessoal, profissional, social assim como a percepção do que somos e do contexto de inter-relações que vivemos. O desenvolvimento da tecnologia e seus benefícios não são de nenhuma valia se não houver a consciência de que a tecnologia é uma ferramenta criada e administrada pelo homem para a construção de um mundo melhor com maiores oportunidades de igualdade, e um respeito autentico pelas diferenças culturais.
Foi pensando dessa forma que surgiu a idéia de pesquisar e escrever, sobre o que julgo ser o mais importante e indispensável para toda e qualquer empresa: as pessoas que nela trabalham, suas aspirações, seus desejos, seus por quês. Enfim saber mais sobre os MOTIVOS que levam as pessoas a determinadas AÇÕES.

[...] Como conseqüência dessas mudanças, a dedicação dos funcionários tende a ser mais centrada em si mesmos do que nas organizações A Força Energizante Os oito desejos Falar de motivação é falar de liberação de energia. Todos os seres humanos são poderosas fábricas de energia gerada de maneira contínua e automática. Todos são portadores de um ?reservatório praticamente inesgotável? (pg. que quando liberadas pelas emoções, promovem a motivação. Shad Helmstetter, citado pelo autor, confirma: ?para motivar uma pessoa . a fazer alguma coisa, é preciso influenciar suas emoções?. [...]


[...] Atuar de forma integrada com as áreas (modelo Team Building), aceitando contribuições nas soluções dos problemas, e melhoria do meio ambiente de trabalho, pois só assim o sucesso e a prosperidade da Empresa estarão assegurados. Instalar na cultura da empresa práticas que deram certo, fazendo com que idéias e espaços criativos, comunicação integrada e procedimentos motivacionais, não se percam com o tempo é também um dos propósitos desse trabalho. Enfim, acredito que são nos momentos de crise que surgem as melhores idéias, as mais inovadoras, os novos paradigmas. [...]


[...] Neste estudo, nos concentraremos nas teorias que consideram a intencionalidade e as expectativas como premissas para o estudo do comportamento do ser humano na organização. Isto nos reporta ao estudo de Simon (PERLS, 1998), que ressalta o caráter racional da busca de objetivos, sejam eles pessoais ou organizacionais. Colocaremos dessa forma, as organizações e as pessoas numa mesma base de estudo, onde ambas buscam racionalmente atingir seus objetivos. Segundo Motta (COBRAS, 1993): " . os indivíduos possuem objetivos que desejam alcançar e agem intencionalmente de acordo com suas percepções da realidade. [...]

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