Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A administração das diferenças culturais no comércio internacional

Informações sobre o autor

 
Nível
Especializado

Informações do trabalho

Evoneth Patricio M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
481 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Diferenças culturais
    1. A cultura chinesa

Com o fenômeno da globalização e a crescente atuação das empresas multinacionais no mundo atual, muitos empresários se deparam com a missão de gerenciar pessoas possuidoras de diferentes culturas e a nova ordem mundial nos mostra uma realidade que, por si, parece sintetizar todas as relações políticas econômicas e sociais do planeta, a partir de um único núcleo de poder. E, mesmo assim, esta realidade não é suficiente para explicar e constatar o mundo em que vivemos.
Estudando a cultura chinesa, observamos que, apesar de manter a estrutura de seu Estado, enquanto se integra ao capitalismo global, só se mantém bem sucedida, na medida em que seu governo impõe medidas autoritárias, criando uma falsa sensação de que tudo está bem. A falta de uma oposição política reconhecida facilita a tomada de medidas pelo governo chinês, de modo que este, de um lado, cria uma estrutura rígida onde o Estado se molda, enquanto investimentos estrangeiros entram, sem provocar maiores rupturas na estrutura estatal. Mas essa estrutura só funciona, na medida em que existe apenas um sentido de comando, fazendo com que todos os cidadãos tenham que se adaptar, a despeito de terem a possibilidade de serem prejudicados, sem que eles possam expressar de maneira direta a sua insatisfação.

[...] A China tem que enfrentar a competição internacional desde o início da construção do mercado. - A construção do mercado na China tem que se haver com restrições culturais e tradicionais. A China é uma nação em que falta tradição da cultura de mercado como um todo CONCLUSÃO Apesar da rápida modernização do mundo, a cultura muda lentamente pelo menos num futuro previsível, as diferenças culturais vão permanecer como um fator-chave para as interações interpessoais, e é sabido que a interação eficaz com outras pessoas é a parte mais importante do trabalho de um gerente, negociador ou vendedor. [...]


[...] Cultura não se refere somente a educação de cada pessoa, ao seu conhecimento das artes ou da literatura, mas também a elementos mais simples tais como demonstração de sentimentos, maneira como se alimenta, higiene pessoal, como cumprimenta os amigos, etc. Ao redor do mundo as pessoas possuem basicamente os mesmos problemas, tais como os meteorológicos, ecológicos, a extinção de animais, a poluição, dentre outros, mas as grandes contradições são vistas na maneira que cada povo pensa, sente e age com relação a estes mesmos problemas. [...]

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas

Últimos trabalhos administração

Relação do Estado das Estradas e a Qualidade da Maçã

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  11/06/2013   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Produção e Gestão da Serraria

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  16/08/2012   |  BR   |   .doc   |   35 páginas