Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A dinâmica do profissional da administração financeira

Informações sobre o autor

Professor de Micro e Pequenas Empresas - Coordenador de...
Nível
Especializado
Estudo seguido
Licenciado...

Informações do trabalho

Rubens A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
11 páginas
Nível
Especializado
Consultado
107 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. CARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
  2. A VISÃO FUTURÍSTICA DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO
  3. O ADMINISTRADOR FINANCEIRO E A RESPONSABILIDADE EM CARGOS PÚBLICOS

Este trabalho mostra as relações entre o profissional da Administração Financeira e as profissões que compartilham estratégias de organização e manutenção do desenvolvimento da empresa, tendo em vista suas funções e competências, mostrando ainda a atuação desse profissional nas esferas públicas e privadas e a relevância para a sociedade.
Levando em consideração a vasta área da Administração, este artigo aponta a relevância da Administração Financeira quanto à atuação na manutenção do fluxo de caixa da empresa, da movimentação de dinheiro em espécie pela empresa e da utilização desse dinheiro em transações que favoreçam o bom desenvolvimento dos lucros em longo, médio e curto prazo, afim de que não aconteçam falhas no processo que ocasionem perda ou prejuízo à empresa.
Também vai tratar da relevância desse profissional no estabelecimento privado e público, além de esclarecer as diferenças existentes quanto ao profissional contabilista e economista, expondo as tarefas peculiares de cada função em relação ao conjunto que a equipe de trabalho está inserida, em uma empresa ou órgão público.
Será exposta a atuação do administrador financeiro frente às expectativas e as tendências de mercado, haja vista que a proposta é apontar a postura do profissional da administração financeira quanto ao quadro organizacional da empresa, ao processo de desenvolvimento lucrativo, condução das finanças em relação aos gastos e custos; das decisões a serem tomadas, das estratégias de crescimento ao longo e curto prazos, dos desafios do administrador financeiro e da coordenação de projetos que lhe são propostos.
Haja vista que atualmente o sistema financeiro está cada vez mais complexo, faz-se necessária a discussão sobre a postura dos profissionais, os quais trabalham em conjunto para que tal sistema funcione de modo a cooperar para o desenvolvimento social e econômico do país.
Primeiramente, é importante notar a diferença entre as funções exercidas na empresa e as responsabilidades inerentes a essas funções, não fazendo juízo de valores, visto que todas as funções trabalham em acordo, de modo a gerar lucro e estabilidade à empresa.
Na administração financeira o agente é um fiscalizador e mantenedor da ordem e controle do dinheiro que está na empresa, observando o que entra e o que sai da empresa, é ele quem controla o fluxo de caixa, que, de acordo com Matarazzo (1998), "fluxo significa movimento. Assim, fluxo de caixa pode ser definido como movimento de caixa".
De acordo com Campiglia (2000), de onde vem e para onde vai o dinheiro, é a indagação respondida pela Demonstração do Fluxo de Caixa, que, através da análise das entradas e das saídas de valores monetários constantes da contabilidade da companhia, enseja a elaboração permanente ou periódica desse demonstrativo. Sua importância é traduzida na indispensabilidade do equilíbrio financeiro cuja evidência, resultante da dinâmica pecuniária empresarial, requer o exame analítico e constante das fontes de recursos e suas demonstrações cujo significado é tão relevante quanto o das demais demonstrações financeiras da companhia, especialmente a do resultado do exercício (DRE); e a tarefa da elaboração desse relatório detalhado de entradas e saídas chamado Demonstração do Fluxo de Caixa é do administrador financeiro (CAMPIGLIA, 2000).
Por outro lado, o profissional contabilista é responsável por fazer o cálculo de todos os bens e o valor de todo o estoque que a empresa possui, de forma que o controle do patrimônio esteja sempre à disposição para análise, além de serem responsável pelo pagamento dos impostos, legalidades de funcionamento da empresa e pelo fornecimento de dados para medir o desempenho da empresa, de forma a avaliar a sua saúde financeira e comparar com os índices do setor.
Em conjunto com o contabilista, o administrador analisará as condições da empresa para poder fazer os investimentos certos. De acordo com Matarazzo (1998), o administrador faz a análise do balanço, visando extrair informações das demonstrações financeiras para poder tomar decisões, de forma que o pleno conhecimento do significado do que representa cada conta que nelas figura, facilitará a busca de informações precisas para a correta resolução das necessidades da empresa ou do cargo público financeiro.

[...] Por outro lado, o profissional contabilista é responsável por fazer o cálculo de todos os bens e o valor de todo o estoque que a empresa possui, de forma que o controle do patrimônio esteja sempre à disposição para análise, além de serem responsável pelo pagamento dos impostos, legalidades de funcionamento da empresa e pelo fornecimento de dados para medir o desempenho da empresa, de forma a avaliar a sua saúde financeira e comparar com os índices do setor. Em conjunto com o contabilista, o administrador analisará as condições da empresa para poder fazer os investimentos certos. [...]


[...] De acordo com o autor, o planejamento procura a determinação de atividades e responsabilidades como forma da empresa ou do sistema público alcançar seu objetivo. Como se pode observar, a definição desses dois fatores contribui para eliminar a possibilidade de acontecimentos imprevisíveis. A idéia é de que a previsibilidade desses acontecimentos seja favorável à empresa, e não o contrário. A perspectiva do Estado é diferente da visão empresarial, o Estado, ao contrário das empresas, não tem por objetivo obter lucro, e sim promover o bem estar da sociedade. [...]


[...] Tal discussão, objetiva salientar de forma satisfatória, ou pelo menos, coerente com os estudos acadêmicos propostos, em especial tratando-se de uma ciência que a cada dia se renova, pois está intimamente ligada ao processo da evolução social, econômica e política em termos globais CARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Haja vista que atualmente o sistema financeiro está cada vez mais complexo, faz-se necessária a discussão sobre a postura dos profissionais, os quais trabalham em conjunto para que tal sistema funcione de modo a cooperar para o desenvolvimento social e econômico do país. [...]

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas

Últimos trabalhos administração

Relação do Estado das Estradas e a Qualidade da Maçã

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  11/06/2013   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Produção e Gestão da Serraria

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  16/08/2012   |  BR   |   .doc   |   35 páginas