Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
FECEA -...

Informações do trabalho

Data de Publicação
19/10/2006
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
24 páginas
Nível
Para todos
Consultado
4 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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A função administrativa de controle

  1. Conceito de controle
  2. O processo de controle
  3. Estabelecimento de objetivos ou padrões
  4. Avaliação do desempenho
  5. Comparação do desempenho com o objetivo padrão
  6. Ação corretiva
  7. O controle como um sistema cibernético
  8. Características do controle
  9. Tipos de controle
  10. Controle estratégico
  11. Controles táticos
  12. Controle orçamentário
  13. Controles operacionais
  14. Controle de estoques
  15. Controle de qualidade

Como as organizações não operam na base da improvisação e nem ao acaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requerem considerável esforço de controle em suas várias operações e atividades. O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.
A função administrativa de controle está relacionada com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização. O planejamento serve para definir os objetivos, traçar as estratégias para alcançá-los e estabelecer os plano de ação. A organização serve para estruturar as pessoas e recursos de maneira a se trabalhar de forma organizada e racional. A direção mostra os rumos e dinamiza as pessoas para que utilizem os recursos da melhor maneira possível. Por fim, o controle serve para que tudo funcione da maneira certa e no tempo certo.
A pergunta que geralmente se faz dentro de uma organização é: como estamos indo? Em que ponto estamos agora? A pergunta é válida, pois os resultados nem sempre ocorrem de acordo com o que foi planejado, organizado e dirigido. Torna-se necessária uma função administrativa que possa monitorar, acompanhar, avaliar, medir e assegurar que a organização esteja no rumo certo, produzindo os resultados esperados e alcançando os objetivos propostos. O controle é algo universal: todas as atividades humanas – quaisquer que sejam – sempre fazem uso do controle, consciente ou inconscientemente. Quando uma pessoa dirige o automóvel, dança ou escreve uma carta, ela compara continuamente a direção, o ritmo ou o significado; e se a atividade de dirigir o carro, dançar ou escrever a carta não estiver de acordo com seus planos, ela efetua as devidas correções. O controle consiste basicamente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado. A essência do controle reside em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados. Quando se fala em resultado, pressupõe-se que eles sejam conhecidos e previstos. Isso significa que o conceito de controle não pode existir sem o conceito de planejamento. Aliás, os controles requerem planos. Na verdade, o controle é o outro lado da moeda do planejamento.

O controle verifica se a execução está de acordo com o que foi planejado: quanto mais completos, definidos e coordenados forem os planos, tanto mais fácil será o controle. Quanto mais complexo o planejamento e quanto maior for o seu horizonte de tempo, tanto mais complexo será o controle. Quase todos os sistemas de planejamento trazem em seu bojo o seu próprio sistema de controle. Através da função de controle, o administrador assegura que a organização e seus planos estejam na sua trilha certa.

O desempenho de uma organização e das pessoas que a compõem depende da maneira como cada indivíduo e cada unidade organizacional desempenham seu papel e se movem para alcançar os objetivos e metas comuns. O controle é o processo pelo qual são fornecidas as informações e retroação para manter as funções dentro de suas respectivas trilhas. É a atividade integrada e monitorada que aumenta a probabilidade de que os resultados planejados sejam atingidos da melhor maneira.

[...] Direcionado a médio prazo Direcionado a curto prazo Menos genérico e mais detalhado Detalhado e analítico Tático Operacional Intermediário Operacional Padrões de Estabelecer objetivos e padrões de desempenho Comparar o desempenho atual com os objetivos ou padrões Determinação de objetivos Avaliar o desempenho atual Adotar a ação corretiva necessária Dicas Alguns conceitos de controle Controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. [...]


[...] É possível traçar um gráfico que permite mostrar a relação entre a renda total vendas e os custos de produção. O ponto de equilíbrio é o ponto de intersecção entre a linha de vendas e os custos totais. É o ponto onde não há lucro nem prejuízo. Ou, em outros termos, é o ponto onde o lucro é zero e o prejuízo também. Itens de despesas Jan. Fev. Mar. Abr. Maio Jun. Jul. Ago. 1. Salários indiretos Real = 2. [...]


[...] Por essa razão, a teoria do controle se fundamenta em dois conceitos importantes: Retroação: é o mecanismo que fornece informações relativas ao desempenho passado ou presente, capazes de influenciar as atividades futuras ou os objetivos futuros do sistema. Homeostase: é a tendência que todos os organismos e organizações têm para auto-regular-se, isto é, para retornar a um estado de equilíbrio estável toda vez que forem submetidos a alguma perturbação por força de algum estimulo externo. Os sistemas cibernéticos controlam a si próprio por meio de um recontrole de informações que revela erros ou desvios no alcance dos objetivos e efetua as correções para eliminá-los. [...]

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