Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
FACECA/FADIVA

Informações do trabalho

Data de Publicação
27/12/2006
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
14 páginas
Nível
Para todos
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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A inclusão do aluno surdo na rede pública de ensino

  1. INTRODUÇÃO
    1. OBJETIVOS
    2. JUSTIFICATIVA
    3. PROBLEMA
    4. METODOLOGIA
  2. INCLUSÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
  3. CONTEXTUALIZANDO UMA ESCOLA REGULAR EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  4. ANÁLISE DOS DADOS
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

O presente trabalho trata da importância da inclusão do portador de necessidades especiais auditivas na escola regular - em especial em uma Escolada rede Pública, na cidade de Belo Horizonte, MG - desde que esta inclusão atenda às suas necessidades, ou seja, possibilitar o desenvolvimento biológico, psicológico e social do portador de necessidades educacionais especiais.

Nos dias de hoje, muito se tem ouvido falar em inclusão, mas esta se constitui numa questão polêmica: como se falar em inclusão do portador de necessidades especiais auditivas, sendo que a maior parte dos professores, ainda não tem acesso fácil aos cursos de aperfeiçoamento e atualização na área?

Os problemas da linguagem, ou seja, da comunicação / interação dificultam a comunicação da criança com os colegas e professores, sua aprendizagem na escola, o que acaba por refletir em sua vida em sociedade. Se a criança não for amada, compreendida e ajudada em suas dificuldades, poderá, ainda, ter problemas emocionais.

Em nosso universo, o problema básico que o aluno surdo enfrenta para a sua inclusão diz respeito à comunicação. Apesar de, há muito tempo, já se ter noção de que este aluno tem condições de desenvolver uma linguagem oral, ainda hoje vemos um grande número de pessoas surdas fazendo uso da linguagem de gestos, mímicas, e não utilizam a linguagem da LIBRAS.

[...] Vimos a importância da educação inclusiva, que defende uma escola que atenda a todos os portadores de necessidades educacionais especiais na rede regular. Tem compromisso de reconhecer igualmente o direito de todos a uma educação de qualidade. Adotar uma prática inclusiva significa que a escola também precisa transformar a sua visão atual. É importante ressaltar que os educadores da escola pesquisada vêm se empenhando para realizar intervenções pedagógicas que propiciem uma melhor educação para as pessoas surdas, isto se realiza através de parcerias com a Secretaria Municipal da Saúde, fonoaudiólogas, psicólogos, APAE (participação das professoras em grupo de estudos de LIBRAS) e com o CAS (Centro de Atendimento às pessoas surdas de Belo Horizonte). [...]


[...] No entanto, a desigualdade é socialmente construída muitas vezes, aprofundada e mantida, baseada nos mecanismos de diferenciação, no preconceito e na discriminação que levam a uma situação de exclusão social. Em contraposição à atitude preconceituosa, discute-se a constituição da alteridade: o reconhecimento do outro, da condição de ser outro, de ser diferente. O entendimento de que essas diferenças não podem ser geradoras de exclusão ou impeditivas da construção da igualdade, coloca na agenda de todas as instituições sociais a inclusão, sem a qual toda a legitimidade dos princípios democráticos está ameaçada (AQUINO p.66). [...]


[...] Entre as barreiras que impedem que a escola inclusiva se torne realidade na prática cotidiana de nossas escolas, tem sido apontada despreparo dos professores do ensino regular para receber em suas salas de aula, geralmente repletas de alunos com problemas de disciplina e aprendizagem, os alunos com necessidades especiais.” (BUENO et al 1999 apud GLAT; NOGUEIRA p.23). O despreparo e as salas numerosas e com problemas de disciplina e aprendizagem têm sido a “maior desculpa para justificar o estado atual da maioria das nossas escolas.” (MANTOAN p.112) que resistem à inclusão de portadores de necessidades especiais. [...]

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