Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A qualidade de vida como fator de motivação para o trabalho

Informações sobre o autor

auxiliar de escritório - auxiliar de logística -...
Nível
Especializado
Estudo seguido
administraç...

Informações do trabalho

Do Espirito Santo Cardozo W.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
10 páginas
Nível
Especializado
Consultado
11 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Qualidade de vida no trabalho
    1. O que é QVT?
    2. A Evolução da QVT
    3. QVT no Ambiente de Trabalho
    4. QVT e Relações Interpessoais
  3. Conclusão
  4. Referências bibliográficas

Com o advento da industrialização, o trabalhador tornou-se um mero recurso nas organizações, tendo a sua condição humana ignorada, passando a ser controlado e avaliado apenas por seu rendimento produtivo, tornando a relação trabalhador e empresa meramente utilitária, gerando grande insatisfação nos trabalhadores. Tal concepção de trabalho fundamentou-se nos princípios práticos da chamada administração científica, calcada na especialização das tarefas, racionalização e aumento da produtividade.
Em conseqüência do sistema industrial os trabalhadores perderam o sentido do trabalho, diminuindo a liberdade de pensar e ser criativos, além de terem seu potencial diminuído. Diante de tal quadro, os problemas enfrentados pelas organizações, com seus empregados, assim como o aumento da competitividade, fizeram surgir alguns estudos relacionados com a satisfação e o bem-estar do trabalhador na organização. Dentre esses estudos a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que surgiu na década de 50 vem se desenvolvendo até os dias de hoje.

[...] Inicialmente, a QVT, baseava-se na análise e reestruturação das tarefas, com objetivo de tornar a vida dos trabalhadores menos penosa. Com a abordagem do enriquecimento de cargos consegue-se algumas melhorias, mas como as variáveis estão interligadas não sendo somente os cargos que deverão ou poderão ser mudados para garantir a qualidade de vida dos trabalhadores torna-se necessário investir em uma nova filosofia da relação capital-trabalho, onde se estabelece uma parceria, e os resultados da empresa são compartilhados com os funcionários, oferecendo a eles e suas famílias uma condição de vida mais humana. [...]


[...] A qualidade de Vida é a humanização do trabalho, representada pela melhoria nas relações entre chefias e subordinados através da preparação das chefias que, muitas vezes, não possuem equilíbrio emocional e não foram preparadas para liderar pessoas, pelas relações harmoniosas entre indivíduos e organização e pelas relações interpessoais com comunicação fluente, cooperação, participação nas decisões e nos lucros, pelos valores da organização como respeito ao ser humano, à saúde, à integridade moral, física e psicológica e aos seus direitos, por sistemas de manutenção das pessoas nas organizações como salários dignos, treinamento e desenvolvimento visando, principalmente, o seu crescimento e amadurecimento psicológico. [...]


[...] O papel da qualidade de vida torna-se marcante quando se deseja o crescimento da produtividade e do bem-estar dos profissionais, considerando a obtenção de resultados crescentes, pela organização, como fundamental para que a busca de melhorias nas condições, organização e relações de trabalho ocorra permanentemente. A busca da QVT é representada pela sua humanização, pela melhoria nas relações entre chefias e subordinados através da preparação das chefias. Percebe-se que alguns chefes não possuem equilíbrio emocional e não foram ensinados a se relacionarem com seus subordinados. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Qualidade de vida nas empresas

 Administração e marketing   |  Recursos humanos   |  Monografia   |  03/09/2006   |  BR   |   .doc   |   23 páginas

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas