Ou baixar através de : Permuta

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
Uninove

Informações do trabalho

Data de Publicação
27/12/2006
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
24 páginas
Nível
avançado
Consultado
6 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário

Administração de materiais

  1. INTRODUÇÃO
  2. INTERLIGAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS COM AS DEMAIS ADMINISTRAÇÕES
    1. ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS
    2. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
    3. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL
    4. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA
    5. ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
  3. OS RECURSOS
    1. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS
    2. RECURSOS À DISPOSIÇÃO DAS EMPRESAS
    3. FATORES DE PRODUÇÃO
  4. BENS
  5. PATRIMÔNIO
  6. RECURSOS TECNOLÓGICOS
  7. COMPRAS
    1. A FUNÇÃO COMPRAS
    2. CLASSIFICAÇÃO DAS COMPRAS
    3. NOVAS FORMAS DE COMPRAR
  8. EDI
    1. INTERNET
    2. CARTÕES DE CRÉDITO
  9. ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
    1. VERTICALIZAÇÃO
    2. Vantagens da Verticalização
    3. Desvantagens da Verticalização
    4. HORIZONTALIZAÇÃO
    5. Vantagens da Horizontalização
    6. Desvantagens da Horizontalização
  10. COMPRAR VERSUS FABRICAR
  11. LOCAÇÃO OU ARRENDAMENTO MERCANTIL
  12. ÉTICA EM COMPRAS
  13. AQUISIÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
  14. RECURSOS MATERIAIS
  15. ORGANIZAÇÃO
  16. O SINAL DA DEMANDA
    1. SOLICITAÇÃO DE COMPRAS
  17. MRP
  18. SISTEMA JUST-IN- TIME
  19. SISTEMA DE REPOSIÇÃO PERIÓDICA
  20. SISTEMA DO PONTO DE PEDIDO
  21. CAIXEIRO-VIAJANTE
  22. CONTRATOS DE FORNECIMENTO
  23. SOFTWARES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE
    1. FASES PELAS QUAIS UM PROJETO PODE PASSAR
  24. PARCERIAS
    1. EVOLUÇÃO DO RELACIONAMENTO CLIENTE-FORNECEDOR
    2. ATINGINDO O COMAKERSHIP
    3. Avaliação
    4. Custo
    5. Qualidade
    6. Pontualidade
    7. Inovação
    8. Flexibilidade
    9. Produtividade
    10. Instalações
    11. Capacitação Gerencial e Financeira
    12. DESENVOLVIMENTO
    13. NEGOCIAÇÃO
  25. CONCLUSÃO
  26. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Acompanhando o desenvolvimento histórico da Administração de Materiais, Podemos emitir um conceito de nossa disciplina:
"A Administração de Materiais compreende as decisões e o controle sobre o planejamento, programação, compra, armazenamento e distribuição dos materiais indispensáveis à produção ou ao funcionamento da entidade organizada".
É muito mais que um ramo da ciência e da tecnologia administrativa; pois trata de normas relacionadas com a gerência daquilo que sob a designação genérica de materiais, entram como elementos constitutivos e constituintes na linha de produção de uma empresa.
Tal designação abarca outros bens contábeis que, embora não contribuindo diretamente para a fabricação, fazem parte da rotina da empresa, por exemplo, os materiais de escritório, de limpeza para os serviços de conservação e de materiais de segurança para os serviços de prevenção de incêndios e de acidentes.
Tem sob sua responsabilidade as tarefas de compras, armazenagem, conservação, controle e distribuição física, cuidando desde a compra até a entrega aos utilizadores dos materiais pedidos, zelando para que não faltem materiais à produção e nem haja acúmulo de estoques.
Sintetizando: A Administração de Materiais tem por finalidade assegurar o contínuo abastecimento doas artigos necessários e capazes de atender as demandas dos setores produtivos ou ainda cuidar de todos problemas que tenham relação com os suprimentos e tudo o mais que possa representar investimento de capital de uma organização, fiscalizando, zelando e controlando, para que os abastecimentos sejam efetuados a tempo e à hora, concorrendo dessa forma para que se obtenha maior e melhor produtividade.

[...] A solicitação de compras é enviada à área de compras que providenciará, seguindo procedimentos estabelecidos, a compra do material MRP O MRP [materials requirement planning) ou planejamento das necessidades de materiais é uma técnica que permite determinar as necessidades de compras dos materiais que serão utilizados na fabricação de um certo produto. A partir da lista de materiais [bill of material}, que é obtida a partir da estrutura analítica do produto, também conhecida por árvore do produto ou explosão do produto, e em função de uma demanda dada, o computador calcula as necessidades de materiais que serão utilizados e verifica se há estoques disponíveis para o atendimento. [...]


[...] A estratégia de gestão da aquisição dos recursos materiais e bens patrimoniais de uma empresa está diretamente ligada ao seu objeto social, isto é, aos seus objetivos estatutários. Assim, uma empresa comercial que compra e vende certa mercadoria deverá ter um enfoque diferente da empresa industrial manufatureira, que adquire matéria-prima, agrega mão-de-obra e tecnologia e posteriormente vende o produto acabado. Diferente também é o enfoque da empresa que adquire sistematicamente itens ou componentes que serão posteriormente vendidos, com ou sem modificações, do enfoque da empresa que adquire um bem patrimonial, como uma instalação fabril, um equipamento ou um edifício. [...]


[...] Defina, então, um valor monetário adequado tanto para ser oferecido por vendas como para ser recebido por compras, sob a forma de presentes ou brindes, proibindo, para todos os empregados, presentes cujo valor seja mais alto que o limite estipulado; informar seus funcionários, principalmente o pessoal de compras e de departamentos sujeitos às influências de "agrados" (como o departamento técnico, que especifica o bem a ser comprado), o impacto dos materiais promocionais de valor mais elevado e o sentimento de obrigação que ele acaba criando; pagamento bilateral para os almoços de negócios. [...]

...

Estes documentos podem interessar a você

Administração de recursos materiais

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   11 páginas

Administração de materiais e do patrimônio

 Engenharia e tecnologias   |  Informática   |  Estudo   |  20/04/2007   |  BR   |   .ppt   |   139 páginas

Mais Vendidos administração

Plano de negócios Agência de Turismo

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  11/05/2007   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

O trabalho com a música na educação infantil

 Administração e marketing   |  Administração   |  Monografia   |  01/12/2006   |  BR   |   .doc   |   17 páginas
Compra e venda de trabalhos acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.