Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
ucg

Informações do trabalho

Data de Publicação
30/08/2006
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
8 páginas
Nível
avançado
Consultado
1098 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
1 Avaliaçao cliente
4
escrever um comentário

Administração por objetivos

  1. Conceitos e princípios básicos
  2. Características da APO
  3. Fixação de objetivos
  4. Exemplo de objetivos organizacionais

A grande depressão norte americana, que se seguiu à crise de 1929, provocou sucessivas e cada vez maiores intervenções no modelo capitalista existente até então, o governo impôs uma série de controles para reduzir a influência e participação dos empresários nas decisões nacionais (Keynesianismo).
Essa mudança de modelo aliada à filosofia competitiva e materialista da década de 50, obrigou o mundo empresarial a se adaptar. Custos reduzidos e pequenas margens de lucro geraram dentro das empresas uma administração sob pressão. Entretanto essa pressão para obter melhores resultados acabou gerando um grande desequilíbrio entre os dirigentes de empresas, gerentes e empregados, já que as mudanças não se efetivavam . Em meio a toda essa turbulência Peter Drucker em 1954 publicou o livro "The Pratice of Management" que caracterizava um novo modelo de gestão baseado em resultados, e que poderia ser aplicado para diminuir as pressões e equilibrar os objetivos dentro das organizações.
O autor defendia em sua obra a tese de que:
"Toda a empresa deve organizar-se numa verdadeira equipe e consolidar os esforços de cada um num esforço comum. Cada elemento da empresa contribui com algo diferente, mas todos devem contribuir para uma meta comum. Seus esforços devem todos estar dirigidos no mesmo sentido, e suas contribuições devem se harmonizar para produzir um todo – sem lacunas, sem atritos, sem duplicação desnecessária de esforços"
E caracterizou os princípios da Administração por Objetivos (APO), onde a visão baseada em processos e sua preocupação com as atividades (meios), deu lugar ao enfoque nos resultados e objetivos alcançados (fins). A preocupação em "para que" e "por que" administrar passou a ser mais importante do que "como" administrar, houve uma tendência de priorizar a eficácia em vez da eficiência (Taylor).

[...] Esses objetivos devem facilitar a o processo de avaliação e recompensa. Descentralização administrativa: elevar o desempenho organizacional através de uma descentralização, que deve ser fita de forma cuidadosa, levando em confederação fatores como objetivos de longo prazo, implementação de ferramentas de controle de resultados e formação de equipes específicas e distribuição seletiva das responsabilidades. Ênfase na mensuração e controle dos resultados: quantificar e medir os resultados atingidos para poder compará-los às metas estabelecidas. Contínua avaliação e revisão dos planos de ação: os planos de ação devem ser continuamente revistos e reajustados de acordo com as novas exigências e aspirações da organização. [...]


[...] Abaixo sete itens que resumem esses objetivos, segundo a própria HP: 5.1 - Objetivos Corporativos Os feitos alcançados por uma organização resultam dos esforços combinados dos indivíduos da organização, trabalhando na direção de objetivos comuns. Esses objetivos devem ser realistas, claramente entendidos por todas as pessoas da organização e devem refletir o caráter básico e a personalidade da organização - Lucro Obter lucro suficiente para financiar o crescimento de nossa empresa e fornecer os recursos necessários para alcançar os outros objetivos corporativos - Clientes Fornecer produtos e serviços da mais alta qualidade e com o maior valor possível para nossos clientes, conquistando e mantendo dessa forma seu respeito e sua lealdade - Campos de Interesse Participar dos campos de interesse que ampliem nossas tecnologias, competências e os interesses dos clientes, que ofereçam oportunidades para crescimento contínuo e que nos permitam fazer uma contribuição necessária e proveitosa - Crescimento Permitir que nosso crescimento seja limitado apenas por nossos lucros e nossa capacidade para desenvolver e fabricar produtos inovadores que satisfazem às necessidades reais dos clientes - Nosso pessoal Compartilhar com o pessoal da HP o sucesso da empresa que eles mesmos tornaram possível; proporcionar-lhes segurança funcional baseada no desempenho; criar com eles um ambiente de trabalho não agressivo, agradável e receptivo a minorias, que valorize sua diversidade e reconheça as contribuições individuais; e ajudá-los a atingir satisfação e realização por seu trabalho - Administração Promover a iniciativa e a criatividade, permitindo uma grande liberdade de ação individual para alcançar objetivos bem definidos - Cidadania Honrar nossas obrigações com a sociedade, por ser um bem econômico, intelectual e social para cada nação e cada comunidade na qual operamos - Críticas Muitas organizações consideram a APO a fórmula mágica para resolver seus problemas administrativos mas esquecem que é um programa que exige planejamento cuidadoso e implantação adequada para ter sucesso. [...]

...

Estes documentos podem interessar a você

Avaliação de desempenho por competência

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  27/08/2006   |  BR   |   .doc   |   6 páginas

As teorias gerais da administração e a Habib's

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  05/06/2007   |  BR   |   .doc   |   21 páginas

Mais Vendidos administração

A importância da gestão de estoque: estudo de caso em uma empresa de auto-peças

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  03/01/2007   |  BR   |   .doc   |   34 páginas

Logística: função essencial da empresa

 Administração e marketing   |  Administração   |  Monografia   |  06/07/2007   |  BR   |   .doc   |   28 páginas
Compra e venda de trabalhos acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.