Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Avaliação de desempenho por competência

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
ucg

Informações do trabalho

Bruna C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
6 páginas
Nível
avançado
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Quando surgiu a necessidade de avaliar
  2. Conceito de avaliação de desempenho
  3. Do processo de seleção à avaliação de desempenho
  4. A globalização e a avaliação de desempenho

A preocupação estava em obter aumento na produtividade por meio da eficiência da máquina. Nesta abordagem verificou-se que as organizações conseguiram resolver as questões relacionadas à maquina, mas referente às questões relacionadas ao homem no trabalho nada foi feito. Acreditava-se que o homem era parte integrante da máquina motivado somente por incentivos financeiros.
Na primeira metade do século XX, "surgiu o movimento das relações humanas que foi um esforço combinado do teórico e prático, para fazer os gerentes mais sensíveis ás necessidades dos empregados." (Silva, 2000: 199)
A partir da escola das relações humanas passou-se a ter outro enfoque referente a forma de ver o funcionário e de obter resultados, a preocupação passou da máquina para o homem e se verificou que o aumento da produção estava condicionado com a satisfação do funcionário que passou a ser tratado como um ser integrante da organização. A partir dessa abordagem começou a haver mudanças na forma de tratar os funcionários, surgiram vários estudos sobre como conhecer e medir o potencial das pessoas.
Na abordagem neoclássica da administração, onde houve a evolução dos pensamentos de Taylor, deu-se início a administração por objetivos

[...] Numa grande empresa como a Credicap esses objetivos estão fragmentados dentro de cada área, e conta com a colaboração de todos seus funcionários, para desempenhar seu papel no mercado em que atua, e nos que pretende atuar CONSIDERAÇÕES FINAIS O processo de avaliação de desempenho é um instrumento que possibilita as empresas alcançarem resultados a partir do aproveitamento do desempenho dos funcionários. Através da formulação de uma estratégia, planeja-se onde e o que se quer alcançar. A importância do planejamento e da análise do desempenho está na capacidade de contribuição para a melhoria dos resultados organizacionais por meio da comparação entre o que se espera e o que foi alcançado. O objetivo da gestão de desempenho profissional é, portanto, promover ações que vinculem o desenvolvimento profissional dos empregados aos objetivos da empresa direcionando o desempenho. A gestão de recursos humanos [...]


[...] O objetivo da avaliação de desempenho é analisar o resultado alcançado com o resultado esperado, através de manutenção e acompanhamento periódico DO PROCESSO DE SELEÇÃO À AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO processo de recrutamento e seleção é a introdução de recursos humanos na organização . tem por objetivo a escolha do homem certo para o lugar certo. " (Chiavenato, 2000: 223) análise de cargos é um instrumento importante de gestão de pessoal e tem utilização ampla, como na administração de cargos e salários, treinamento, carreiras, planejamento, recrutamento e seleção de pessoal." (Pontes, 1996: 27) Para o aproveitamento da avaliação de desempenho, antes de tudo é necessário que o processo seletivo utilizado seja bem estruturado, porque nele é que o desenho do cargo estará especificado para que se faça o levantamento do potencial dos candidatos. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Avaliação de desempenho

 Engenharia e tecnologias   |  Informática   |  Monografia   |  11/04/2007   |  BR   |   .doc   |   34 páginas

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas