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Concorrência: elaboração de estratégias competitivas - estratégias de líder de mercado

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
185 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. 1 introdução
  2. Referencial teórico
    1. Expansão do mercado total
    2. Defesa de Participação de Mercado
    3. Expansão da participação de mercado

1 INTRODUÇÃO

Estamos na era da informação e da globalização dos negócios, onde é possível vender e comprar tudo pelos meios mais fáceis já imaginados.
Opções de produtos crescem dia a dia, lançamentos de produtos modernos que encantam os olhos do cliente sem contar na tecnologia com o qual são produzidos. A diversidade é tão grande que, as vezes, pode confundir os consumidores quanto ao produto deseja realmente levar para casa.
Os concorrentes estão cada vez mais espertos e ativos em relação a ganhar fatia de mercado, usam todas as técnicas de estratégias possíveis para levar o produto até os consumidores, oferecendo diversos tipos de promoção nas vendas, benefícios agregados aos produtos e vários outros meios de ganhar a atenção dos clientes, conseqüentemente a sua participação de mercado.
Dentro de um mercado possuem vários setores. Uma empresa reconhecida como líder de mercado, quer dizer que um determinado produto dela tem a maior participação desse mercado. Isso geralmente causa uma reação nos concorrentes, os levando a mudarem preços, lançar novos produtos, intensificar as promoções feitas e implementar sua cobertura de distribuição.
Este estudo tem como objetivo descrever as estratégias competitivas que empresas líderes de mercado aplicam contra seus concorrentes.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Para uma empresa ter sua existência tranqüila, ela necessita ter legalmente um monopólio de mercado, mas isso não impede que ela um dia venha a ser atacada por concorrentes, e que deva constantemente se manter em alerta, pois corre o perigo de aparecer um produto moderno que substitua o da empresa e desgastar sua liderança. Uma líder de mercado pode se sentir ultrapassada perante concorrentes mais agressivos.
Para uma empresa que seja considerada a líder de mercado, é necessária a tomada de decisão de três fontes, a primeira aconselha a empresa a expandir a demanda de mercado total, a segunda, salienta que a empresa deve proteger sua participação de mercado e em terceiro lugar, diz que a empresa pode aumentar ainda mais a sua participação de mercado, mesmo que este continue estável.
? Expansão do mercado total
A expansão do mercado total é onde a empresa líder de mercado mais lucra, pois evidencia que mais usuários, novos usuários e a maior utilização de seus produtos, está lhes proporcionando maiores lucros.
Para que a empresa obtenha novos usuários ela deve fazer uso de estratégias de mercado para aqueles que possam vir a usar o produto, mas não o fazem, usando a estratégia de penetração de mercado. Para quem nunca usou o produto, utilizar a estratégia de novo segmento de mercado. E para aqueles que moram em outros locais, podem usar a estratégia de expansão geográfica.

[...] Isso pode acontecer porque vários concorrentes também reduzem seus preços ou oferecem valores diferentes para os compradores, que, sendo assim, não se voltam para aqueles que reduzem os preços.? 3 CONCLUSÃO O estudo acima cita sobre as estratégias que uma empresa líder de mercado pode usar para se proteger da concorrência e ganhar mais fatia de mercado. É sabido que concorrentes existem em numero espantoso e sempre bem preparados para atacar uma empresa quando esta se encontra numa boa situação no mercado. [...]


[...] Kotler, (2002), afirma que essa estratégia é jogada para consolidar a força competitiva no mercado e concentrar-se em posições essenciais?. Expansão da participação de mercado Para que as empresas líderes de mercado aumentem sua lucratividade, podem também aumentar sua participação de mercado. Um percentual de participação no mercado pode equivaler a milhares de dólares, em muitos mercados. Levando em consideração que ao aumentar a participação de mercado, o seu retorno sobre o investimento também aumenta, muitas empresas estão buscando ganhar mais fatia de mercado tendo a liderança como objetivo. [...]

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