Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Decisão nas organizações - o caso da Volkswagen

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
Faculdade...

Informações do trabalho

Vanessa C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
16 páginas
Nível
avançado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Volkswagen e o modelo da curva ?s?
  2. Decisão na administração da produção
  3. Ações da concorrência que afetaram a Volkswagen
  4. A reação da Volkswagen
  5. A maior empreitada da Volkswagen

Desde 1990 a Indústria Automobilística brasileira vem passando por mudanças significativas, principalmente no campo tecnológico.
O presidente Collor abriu o mercado às importações reduzindo a alíquota de imposto que incidia sobre os automóveis. Isso fez entrar no país carros fantásticos com uma superação mecânica e design sem similares no mercado brasileiro.
Foi então, a partir dessa invasão estrangeira que as quatro grandes (leia-se GM, Ford, Fiat, Volks) começaram a se preocupar em renovar sua linha de carros. E em seguida a chegada também de outras fábricas de marcas novas e em nosso mercado.
Uma revolução tecnológica instalou-se no Brasil quando as mais importantes montadoras do país investiram em novas fábricas e lançamentos de carros bem mais modernos.
Logo no início dos anos 90 a Volkswagen detinha quase 40% do mercado automotivo no país seguida por Fiat, GM e Ford. Mas as coisas para a montadora alemã começaram a piorar nos últimos 2 anos. Sua liderança de mercado foi perdida por Fiat e GM que venderam mais carros do que a antiga líder Volkswagen que agora tem só 24%.
Neste trabalho será discutido o porquê da perda de liderança de mercado da Volkswagen e o que suas concorrentes fizeram para superá-la.
É conveniente também apontarmos qual decisão a montadora alemã terá que tomar para reverter esse quadro e recuperar sua liderança de mercado no setor automotivo. Será mostrado os vários tipos de processos da administração da produção no qual a Volkswagen precisa escolher para crescer e melhorar sua participação no mercado a fim de dar mais lucro aos seus acionistas.
Por que a Volkswagen perdeu mercado e o que pode fazer para superá-lo são os objetivos desse trabalho.

[...] A seguir os planos da Volkswagen para os próximos anos: Gol = grande reestilização em dezembro de 2003 Golf = reestilização leve no final de 2003 A partir de outubro de 2002 a montadora alemã passou a vender o gol para a China aumentando de 1998 a 2002 suas exportações em 60%. Da produção do gol 80% será total Flex segundo estimativas da marca para os próximos 3 anos. Hoje a porcentagem equivale a da produção. O Gol vendido lá ainda é o equivalente ao modelo brasileiro geração mas irá vender o geração 4 também no ano que vem em processo CKD. [...]


[...] VII - ENTREVISTA COM PAUL FLEMING MAIO 2003 (PRESIDENTE ATUAL DA VOLKSWAGEN) O presidente da VW garante que agora a satisfação do cliente vem em 1º lugar e que a Volks lenta e atrasada ficou no passado, Você confia? Como chefe da filial britânica da Europcar, a locadora de veículos do Grupo VW, o inglês Paul Scott Fleming tinha vida mais tranqüila. Engenheiro mecânico Fleming 43 anos, foi convocado para a presidência da VW Brasil com missão de fazer com que a empresa volte a ser líder de mercado e passe a dar lucro, não necessariamente nessa ordem. [...]


[...] O modelo da Volkswagen nesse segmento era o Pólo Classic que apresentava um projeto mais atrasado, menos motores, não contava com o motor 1.0 tão aceito pelos consumidores, que o encontra nos modelos da concorrência acrescido do cabeçote de 16 válvulas. O erro da Volks foi não ter investido mais no Pólo Classic. Em seguida a montadora alemã lança o Pólo Sedan, projeto bem avançado, só que seu preço e sua motorização são superiores aos dos concorrentes tornando o carro mais elitizado e caro demais. [...]

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas

Últimos trabalhos administração

Relação do Estado das Estradas e a Qualidade da Maçã

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  11/06/2013   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Produção e Gestão da Serraria

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  16/08/2012   |  BR   |   .doc   |   35 páginas