Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Departamentalização

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
UNIVERSIDAD...

Informações do trabalho

Felipe B.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
10 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Enquanto que o downsizing
  2. Departamentalização por funções
  3. Departamentalização por produtos ou serviços
  4. Departamentalização geográfica
  5. Departamentalização por clientela
  6. Departamentalização por processos
  7. Departamentalização por projetos
  8. Nível hierárquico
  9. Mudança
  10. O que fazer para permanecer com a racionalização

A base fundamental da organização na abordagem clássica é a divisão do trabalho, à medida que uma organização cresce, ela tende a se diferenciar e a especializar cada vez mais as unidades que compõem a sua estrutura organizacional.
Os autores clássicos distinguiram duas especializações: a vertical e a horizontal. A vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. A horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si, corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos.
A especialização horizontal se caracteriza sempre pelo crescimento horizontal do organograma, é conhecida pelo nome de departamentalização. A especialização vertical é uma divisão do trabalho em termos de autoridade e responsabilidade, enquanto a departamentalização, é uma divisão do trabalho em termos de diferenciação entre os diversos e diferentes tipos de tarefas executados pelos órgãos.
Deparamentalização ocorre quando se cresce o número de unidades de gerenciamento sem aumentar o número de níveis hierárquicos. Dessa forma, a departamentalização também é chamada especialização horizontal e promove uma melhora na eficiência e qualidade do trabalho praticado pelos departamentos.

[...] É o que ocorre nos centros de processamento de dados, onde as instalações são demasiado onerosas e complexas, o arranjo físico das maquinas e os equipamentos definem o agrupamento de pessoas e de materiais para processar as operações. DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETOS O agrupamento ou organização na base de projetos envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as saídas e resultados relativos a um ou vários projetos da empresa. É uma estratégia utilizada em empresas de grande porte e que produzem produtos que envolvam grande concentração de recursos e prolongado tempo para sua produção. [...]


[...] ou uma divisão de vendas, ou seção de contabilidade, ou a unidade de pesquisa e desenvolvimento ou setor compras. A terminologia departamental indica relações hierárquicas bem definidas: um superintendente cuida de uma divisão; um gerente, de um departamento; um chefe, de uma seção; um supervisor, de um setor. A departamentalização é uma característica típica das grandes organizações. Ela é diretamente relacionada com o tamanho da organização e com a complexidade das operações. Quando a organização torna-se grande, todas as atividades não podem ser supervisionadas diretamente pelo proprietário ou diretor. [...]


[...] Na departamentalização há um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Essa homogeneidade somente poderia ser alcançada, quando se reunissem na mesma unidade, todos aqueles que estivessem executando o mesmo trabalho, pelo mesmo processo, para a mesma clientela, no mesmo lugar. Em outros termos os fatores de departamentalização são: Organização por objetivo: de acordo com o produto ou serviço. Organização por processos: de acordo com a função ou tipo de trabalho a ser desempenhado. Organização por clientela: de acordo com o tipo de pessoas para quem o trabalho é feito. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Gestão por processos

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  28/05/2007   |  BR   |   .doc   |   17 páginas

Desenho departamental

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo dirigido   |  02/07/2007   |  BR   |   .doc   |   17 páginas

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas