Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
FACECA/FADIVA

Informações do trabalho

Data de Publicação
03/05/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
13 páginas
Nível
Para todos
Consultado
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Validado por
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Desinteresse pelos cursos de licenciatura

  1. A política de ensino superior no Brasil
    1. O processo ensino-aprendizagem e as teorias da aprendizagem
  2. Os cursos de licenciatura no Brasil
    1. Aspectos históricos
    2. A situação dos cursos de Licenciatura no Brasil
  3. Curso superior, profisssionalização e mercado de trabalho
    1. A motivação
    2. A profissão professor
  4. Conclusão
  5. Referências bibliográficas

O presente estudo tem como proposta analisar o desinteresse pelos cursos de licenciatura, muitas vezes identificados como ultima opção para os cursos superiores. A análise do tema parte inicialmente de uma análise do contexto econômico, social e cultural da Universidade nos dias atuais, sobretudo no que diz respeito à sua relação com as regras e necessidades do mercado. Diante disso, analisa-se a posição dos cursos de Licenciatura relacionando-a com a desvalorização da profissão docente no decorrer da história.

[...] Atualmente as profissões para as quais a universidade forma seus alunos nem sempre correspondem às ocupações que eles assumem no mercado de trabalho, de modo que a titulação universitária tem sido vista pelos jovens como mais importante do que a graduação em uma ou em outra área. O que parece ser preponderante para o desenvolvimento das carreiras profissionais são as oportunidades que o mercado de trabalho oferece, já que a vida profissional dos indivíduos é construída passo a passo. Assim, o lugar ocupado pelos diplomados no mercado de trabalho tem sido determinado por meio de uma inter-relação entre a formação universitária, as exigências e necessidades do mercado e as próprias expectativas e desejos, sendo as trajetórias ocupacionais construídas no decorrer dos percursos individuais. [...]


[...] Com as últimas mudanças no sistema nacional de educação, no que se refere à formação de professores, é possível identificar a oportunidade de melhor preparação dos professores, pois há a exigência legal de que as licenciaturas sejam cursos que, por excelência, formem professores da educação básica, buscando fazer com que esta formação não mais seja um apêndice de cursos de bacharelado A situação dos cursos de Licenciatura no Brasil Na atualidade, os cursos de Licenciatura vêm sofrendo uma série de problemas que foram se deflagrando ao longo de sua evolução. [...]


[...] A base do conhecimento na perspectiva comportamentalista está relacionada à experiência planejada, o que revela uma orientação empirista (MIZUKAMI,1986) OS CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL 2.1 Aspectos históricos Os cursos de Licenciatura passaram por diferentes etapas, sendo a primeira delas a de 1930 a 1961, vez que, antes desse período os professores secundários eram licenciados sem qualquer formação prática de ensino ou então essa formação realizava-se de modo assistemático, incentivada mais pelos ideais pedagógicos do que por uma política educacional. [...]

...

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