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Escola das relações humanas

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
UNIVERSIDAD...

Informações do trabalho

Felipe B.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
.ppt
Tipo
estudo
Número de páginas
26 diapositivo
Nível
Para todos
Consultado
234 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
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  1. Experiência de Hawthorne
  2. Origens
    1. Imediatas: Experiência de Hawthorne
    2. Mediatas e características do contexto da época
    3. Desenvolvimento das Ciências Comportamentais
    4. Modificações no Sistema de Equilíbrio entre empregados e empregadores
    5. Condições Históricas da época
  3. Grandes Figuras da Escola
    1. Chester Barnard e as Funções do Executivo
  4. Idéias Centrais da Escola de Relações Humanas
    1. O homem social
    2. O grupo Informal
    3. Participação nas Decisões
  5. A Escola de Relações Humanas e a Organização
  6. Críticas à obra de Mayo
    1. Industriai
    2. Psicólogos
    3. Sociólogos
  7. A estratégia administrativa das relações Humanas
  8. Críticas ao Movimento das Relações Humanas
  9. CONCLUSÃO

Selecionados dois grupos de operários para fazer o mesmo trabalho. Um grupo experimental trabalhou sob variação de intensidade de luz, e o outro, trabalhou sob luz de intensidade constante. Comprovou-se a preponderância do fator psicológico ao fisiológico Determinou mudanças nas condições de trabalho, tais como: período de descanso, lanche, redução de horário, tendo em vista analisar seus efeitos na produtividade. Desenvolvimento social, gerado pelo trabalho em equipe, o desenvolvimento da liderança e do exercício de liderança gerado pelos objetivos comuns, e o ambiente de trabalho passou a ser amistoso

[...] Experiência de Hawthorne Buscou-se verificar as relações humanas no trabalho, por meio de um programa de entrevistas diretas e não diretas, com o objetivo de conhecer os sentimentos e atitudes dos funcionários e ouvir opiniões sobre o trabalho. Existência de uma organização informal de operários, em que existia lealdade e liderança de certos funcionário em relação ao grupo. A punição não era formalizada, mas aplicada pelo grupo ao membro. Tinha por objetivo analisar a organização informal dos operários. Igualdade de sentimentos entre os membros do grupo e a relação de organização formal e informal CONCLUSÃO: A organização passa a ser considerada como um conjunto de seres humanos que carecem de motivação, incentivos e estímulos para produzirem. [...]

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