Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Ética empresarial

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
ucg

Informações do trabalho

Bruna C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
13 páginas
Nível
avançado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. O dilema dos valores
  2. O dilema dos destinatários
  3. Dilema dos meios
  4. Conceito de empresa
  5. Definição de ética e ética empresarial
  6. Teorias sobre os princípios éticos
  7. Importância da ética empresarial
  8. Evolução da ética empresarial
  9. Teorias éticas
  10. Valores éticos e sua interpretação
  11. Razões para a empresa ser ética

A ética relaciona-se diretamente com os juízos morais. Há empresas que possuem seus códigos de conduta, numa demonstração à sociedade sobre seus pressupostos éticos. A finalidade da empresa, sob a ótica da teoria clássica é a maximização dos lucros. Modernamente, o escopo empresarial ancora-se, também, no conceito da exploração da atividade econômica, sob a ótica de que ela (empresa) é algo mais que um negócio.
Além do interesse da empresa em si, há um interesse social a ser perseguido. A empresa que adota uma cultura ética, possivelmente, reduzirá seus custos de coordenação. Podemos perceber que a cultura do conflito é mais cara que a cultura da cooperação. A empresa que não pugna por um comportamento ético, estará, fatalmente, fadada ao insucesso.
O presente trabalho tem como objetivo, enfocar, ainda que resumidamente, alguns aspectos sobre a importância da ética, as teorias que a fundamentam e seus valores no campo empresarial.

[...] Ser leal e fiel a quem? Sempre haverá o outro lado, a quem não estamos sendo fiéis ou leiais. Caberá a cada um escolher o que é mais correto para si mesmo e tomar uma posição. O foro íntimo terá um peso primordial. Muitas das vezes podemos criar uma alternativa para uma situação, que a priori nos parece só ter dois caminhos. O consenso, a negociação também são prerrogativas éticas. Se o bem comum for preservado e as partes saírem ganhando e fortalecidas, a ética terá sido valorizada O Dilema dos Destinatários Dilema também é saber quem deverá ser beneficiado em uma questão ética. [...]


[...] A reflexão permanente é requerida Importância da Ética Empresarial Todo sistema que diminui a relevância da ética, tornando tal valor menor, tende a não respaldar os reclamos da sociedade, a tornar o Estado que o produziu menos democrático, quando não totalitário, e termina por durar tempo menor que os demais ordenamentos que a reconhecem. No âmbito da atividade empresarial, os princípios éticos que norteiam o direito, estampados no capítulo do título VII, da Ordem Econômica e Financeira, fundamentam-se na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, reprimindo o abuso do poder econômico, incentivando a livre concorrência, dando tratamento preferencial às empresas de pequeno porte, proibindo a atuação do Estado na área específica da iniciativa privada, a não ser em caráter excepcional (segurança nacional ou relevante interesse coletivo). [...]


[...] Somente no século XVIII, o economista Adam Smith, na sua obra Riqueza das Nações", conseguiu demonstrar que o lucro não é um acréscimo indevido, mas um vetor de distribuição de renda e de promoção do bem-estar social, expondo pela primeira vez a compatibilidade entre ética e atividade lucrativa. No Brasil foi editada a Lei n alterada pela Lei n que reprime o abuso do poder econômico e as práticas concorrenciais. Em diversas outras áreas, como nas de proteção ao trabalho, do meio ambiente, do consumidor, existem leis específicas, tratando da questão da ética. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Código de ética do administrador

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  28/05/2007   |  BR   |   .doc   |   9 páginas

Guia de ética empresarial

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo dirigido   |  27/11/2007   |  BR   |   .doc   |   6 páginas

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas