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Gestão da qualidade total como ferramenta de desenvolvimento organizacional

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
ucg

Informações do trabalho

Bruna C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
30 páginas
Nível
avançado
Consultado
11 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
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  1. Conceito de qualidade
  2. Abordagem histórica da qualidade
  3. A busca da qualidade
  4. Programa 5S
  5. O ISO

Nos últimos anos a palavra qualidade tem sido sinônimo de sucesso ou fracasso para muitas organizações, fruto da capacidade que cada uma tem de interpretar adequadamente o conceito da qualidade
O empreendimento qualidade é visto como um perseguidor do sucesso. Um desenvolvimento de trabalho para os funcionários, que prevalecerá por toda a organização. Devemos superar as expectativas dos clientes internos e externos, em todas as áreas e alcançar o máximo de economia na realização das tarefas.
É preciso manter uma visão de futuro a fim de efetivar a melhoria contínua do produto, para que sejam atendidas as demandas e criada uma cultura na organização que propicie uma comunicação aberta, vertical e horizontalmente, busca de um consenso, iniciativa e decisões corretas e oportunas. Uma cultura na qual todos os funcionários são convenientemente informados, aceitem responsabilidades, enfrentem desafios e trabalhem em um ambiente de mútua confiança.
No momento em que esta for a visão de todas as organizações, se terá certeza de sobrevivência garantida e estará cumprindo efetivamente seu papel social tanto interna como externamente e assim, justificará sua existência.

Na busca do aperfeiçoamento, diversas empresas estão mudando, para tornar o seu mercado mais produtivo e competitivo. Essa mudança de comportamento se verifica principalmente quando falamos de qualidade. A percepção do comportamento e da evolução de cada segmento de mercado constitui há muito tempo uma imposição a ser observada por qualquer empresa, até mesmo como norma de sobrevivência. As relações com o público, com as concorrências, aliadas á observação das tendências de aspirações das sociedades constituem o fator principal de ajustes de cada empresa no seu segmento de mercado.
Devido a esta concorrência os programas de qualidade têm sido muito solicitados em diversas organizações é como se fosse um pré-requisito.
Definir processos e padronizar procedimentos para introduzir sistemas de garantia da qualidade são atividades fundamentais para a obtenção de um alto nível de aceitação dos produtos e serviços, além de proporcionar um importante crescimento na produtividade e maior facilidade de gerenciamento de rotinas.
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da qualidade total para a empresa, para o consumidor e até os funcionários.

[...] O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da qualidade total para a empresa, para o consumidor e até os funcionários CONCEITO DE QUALIDADE O conceito de Qualidade foi primeiramente associado á definição de conformidade às especificações. Posteriormente o conceito evoluiu para a visão de satisfação do cliente, sendo que este resultado não se resume apenas nas especificações técnicas mas também nos fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade entre outros. Paralelamente a esta evolução do conceito de qualidade, surgiu a visão de que o mesmo era fundamental no posicionamento estratégico da empresa perante o Mercado. [...]


[...] Existe um certo número de princípios que devem ser respeitados numa Gestão de Qualidade Total : cada indivíduo deve assumir a responsabilidade pela garantia de Qualidade do processo em que está integrado; toda e qualquer pessoa da organização deve sentir-se envolvido no desenvolvimento contínuo do processo que está sob o seu controlo; toda a gente dentro da organização deve reconhecer que aqueles para quem desempenha uma tarefa são seus clientes e como tal deve sentir-se obrigada a satisfazer as suas necessidades; deve praticar-se o trabalho em equipa; as capacidades e meios de cada pessoa devem ser totalmente utilizados; a participação e desenvolvimento dos empregados na actividade da organização devem ser encorajados; a educação e a formação são considerados um investimento; fornecedores e clientes são integrados no processo de Qualidade; honestidade, sinceridade e diligência devem fazer parte do perfil da organização Os elementos - chave da gestão de qualidade total Responsabilidade e liderança do diretor executivo: o diretor executivo e os seus gestores mais próximos devem encarregar-se da Gestão de Qualidade Total pessoalmente e exercer uma liderança energética e pessoal. [...]


[...] Como ferramenta da Gestão da Qualidade Total os CCQs têm a seguinte filosofia: Contribuição para a melhoria estrutural, organizacional e para o desenvolvimento da empresa. Criação de um ambiente de trabalho feliz, em que haja satisfação e respeito à natureza do ser humano. Desenvolvimento das possibilidades infinitas da capacidade mental humana e viabilização de sua aplicação. O maior objetivo do CCQ é desenvolver a motivação no ambiente de trabalho. Assim, embora os CCQs contribuam para um aumento de competitividade da empresa, esta não deve ser a expectativa de sua atuação GESTÃO DA ROTINA A Gestão da Rotina é o gerenciamento das tarefas diárias, a nível operacional, realizado por todos os funcionários de uma organização, tendo como base o Ciclo PDCA. [...]

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