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Gestão por processos

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
17 páginas
Nível
Especializado
Consultado
6 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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0
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  1. A visão por departamentos: conceitos e problemas
    1. Departamentalização Funcional
  2. Conceitos básicos da visão por processos
    1. O que é um processo
    2. O que é um processo produtivo e um processo empresarial
    3. Elementos de um processo / Características de processos bem definidos
    4. Vantagens da visão por processos
    5. Desdobramento dos processos: processos, sub-processos e tarefas
  3. Técnicas de mapeamento e documentação de processos
    1. Estratégia/Método para o estudo do processo
    2. Tipos e padrões de Fluxogramas
  4. Indentificação dos processos empresariais
    1. Processos-chave e de apoio
    2. Análise e fluxos dos principais processos empresariais
    3. Objetivos e Indicadores de Desempenho dos processos empresariais orientados e desdobrados segundo o negócio (eficácia, eficiência e adaptabilidade).
  5. Conclusão
  6. Bibliografia

O presente trabalho irá apresentar as estruturas que regem o meio empresarial na atualidade, mostrando, porém que a globalização que aí se apresenta torna evidente que todo o mundo passa por transformações, e que a escola pode ficar alheia a uma série de acontecimentos diários, uma vez que a sociedade torna-se cada vez mais exigente quanto ao perfil do homem moderno.
O mundo moderno diluiu os limites divisórios do mundo humano. Os anúncios de rua, as imagens de televisão, a navegação pela Internet, proporcionou a sociedade uma nova maneira de ver o mundo. Partindo dessa ótica, percebem-se as mudanças na nova ordem empresarial mais a globalização tem contribuído para um novo mundo.
Neste trabalho veremos como se procede a departamentalização dentro de uma empresa.
A Gestão de Processo faz parte de um esforço maior de direcionamento da gestão das Organizações de forma a comunicar a estratégia por toda a Organização, alinhar objetivos/metas com a estratégia e conduzir revisões visando a melhoria na sua performance por meio de um Modelo de Gestão Estratégica para operacionalizar os objetivos e metas definidos nos Planos Diretores da Empresa.

[...] Indicadores relacionados ao desempenho operacional avaliam o comportamento dos processos e operações da organização. O clima organizacional determina o grau de motivação das pessoas. É importante considerar que na classificação dos IDs deve-se levar em conta principalmente o crescimento das organizações em ambientes competitivos. Sendo assim, os indicadores devem ser sistematicamente avaliados. Ressalte-se que bom desempenho em uma das categorias não significa que necessariamente esteja bem em outra, ou seja, empresas com um bom desempenho em satisfação de clientes, mas que não estão bem financeiramente. [...]


[...] IDENTIFICAÇÃO DOS PROCESSOS EMPRESARIAIS Para implantar a gestão por processo a organização necessita, em primeiro lugar, identificar seus processos em seguida, selecionar (priorizar) aqueles que devem ser aperfeiçoados. Dentre as formas de identificação dos processos de uma organização a mais usual é a que utiliza técnicas de brainstorming (tempestade de idéias não escritas) ou de brainwriting (formulação de propostas escritas), em encontros de equipes formadas por pessoas que detenham um amplo conhecimento sobre o que é e como a organização funciona. [...]


[...] Também em consenso obtenha, com o grupo, o detalhamento e o aperfeiçoamento das idéias Processos-chave e de apoio Processos-chave: são os processos essenciais de uma organização, dos quais depende a sua capacidade de proporcionar significativo valor para o cliente. (Adair e Murray, 1996) Adair e Murray (1996) citam também os processos de apoio em uma organização, "tais como o financeiro e o de recursos humanos". Processos de Apoio: São os processos que dão suporte ao funcionamento dos processos-chave e a si mesmos. [...]

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