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Inovação bancária

Informações sobre o autor

Companhia Siderúrgica de Tubarão - Companhia Ferro e Aço...
Nível
Especializado
Estudo seguido
Engenharia...

Informações do trabalho

Jeferson José C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
54 páginas
Nível
Especializado
Consultado
4 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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0
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  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
  2. IMPORTANCIA DO TRABALHO
  3. LIMITAÇÃO
  4. HIPOTESE
  5. METODOLOGIA
  6. INOVAÇÃO BANCARIA
  7. ATENDIMENTO AO CLIENTE

Este trabalho tem como foco identificar as inovações no ambiente bancário, ocorridas nos últimos anos, enfatizando como tais inovações influíram no atendimento ao cliente.
Este estudo de inovação bancária é um tema novo e muito carente de estudos.
A inovação bancária não fica presa apenas no lado interno dos bancos, mas também no externo, formando assim o processo de inovação e, com isso, exigindo que as instituições fiquem atentas para as ameaças e as oportunidades do ambiente bancário. Não existe um padrão de inovação a ser seguido no setor bancário. As decorrentes inovações ganham vantagem no tempo de lançamento, mas as melhorias continuam, tanto nos produtos ou serviços bancários, não podendo estagnar diante do mercado bancário. (RODRIGUES e SILVA, 1999).
Para que a investigação seja mais eficaz foram estabelecidos objetivos específicos que necessariamente precisam estar articulados com as ações de marketing. È necessário conhecer o impacto das inovações no ambiente bancário sobre o atendimento ao cliente, para que elas sejam ampliadas, aprimoradas ou modificadas.
Segundo Bernardi (2003, p. 163), ?O sucesso de uma empresa, por meio do marketing, está diretamente relacionado à percepção do mercado quanto à imagem dela, no que concerne a conceitos de capacidade e habilidade, confiabilidade e qualidade num sentido global.?
O primeiro objetivo específico mencionado é importante porque, ao identificar as inovações mais utilizadas, é possível desenvolver ações de marketing relacionadas do atendimento ao cliente. Ao identificar as mais utilizadas, o banco poderá ampliar a sua oferta. Por outro lado, percebendo o desinteresse por algumas inovações ofertadas, a instituição bancária poderá desenvolver ações para estimular seu uso.
O segundo objetivo específico também se vincula às ações de marketing. Afinal, verificando se as necessidades dos clientes estão sendo atendidas ou não, será possível utilizar tal informação para manutenção ou estabelecimento para novas políticas de atendimento.
Com base no exposto no presente trabalho de pesquisa, pode-se concluir que as inovações implementadas pelas instituições bancárias, apesar de revelarem-se de fácil utilização e proporcionadoras de comodidade, agilidade e segurança para a maioria dos respondentes, ainda encontra certa resistência por parte de significativa parcela.
Cumpre ressaltar que a pesquisa também revelou a necessidade de que os funcionários das instituições bancárias recebam treinamento no sentido de orientarem seus clientes a utilizarem as inovações.
Pode-se também concluir que as inovações, de maneira geral, agradam aos clientes que constituíram a amostra, havendo ainda um sentimento de adaptação a essas inovações.
Cumpre ressaltar que a questão da segurança proporcionada pela utilização das inovações tecnológicas disponibilizadas pelas instituições bancárias deveriam ser mais destacadas nas propagandas dos bancos, com vistas a incentivar a ampliação da utilização desses recursos, resultado de significativos investimentos financeiros.

[...] São Paulo: Saraiva COSTA, Luiz Fernando Barros da. As principais transformações na reorganização do trabalho bancário no contexto da informatização e das mudanças estruturais no setor. Vila Velha: Univila CYPRIANO, Márcio. Pronunciamento do presidente da Federação Brasileira de Bancos: abertura do XV Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras. São Paulo: Expo Transamérica DAFT, Richard L. Teoria e projetos das organizações. Rio de Janeiro: Afiliada DRUCKER, Peter F. Inovação e espírito empreendedor: práticas e princípios. São Paulo: Thompson Pioneira DRUCKER, Peter F. [...]


[...] É necessário motivá-los para obter seu melhor desempenho Comunicação A comunicação é a peça principal. Os bancos precisam investir em grandes inovações, mas do que adianta investir em inovação se não investir na comunicação de seus funcionários? Além disso, eles precisam ser capacitados para buscar melhores resultados. As inovações só ocorrem tendo um ser humano por trás. Eles buscam oportunidade no mercado, começam a fazer grandes pesquisas e assim por diante. Todas estas inovações só se concretizam com o ser humano, que é essencial para dar vida às inovações. [...]


[...] Pires e Marchetti (1997) destacam as mudanças no ambiente bancário, conforme Grisci (2003), que ressaltou (acima) as mudanças das características do trabalho bancário, afirmando que: As mudanças no ambiente das agências bancárias, com a criação de espaços para o auto-atendimento, são claro prenúncio de que a evolução tende a transferir as operações rotineiras para as máquinas, a fim de aumentar a produtividade do ponto-de-venda, a conveniência e o conforto nos serviços oferecidos aos clientes. (PIRES e MARCHETTI p. 62). Analisando as características de setor bancário, compreende-se que é um sistema em desenvolvimento e em adaptação das estruturas inovadoras; por isso, funcionários e clientes precisam estar em harmonia para o sucesso da organização IMPORTÂNCIAS NO BRASIL Em discurso já citado neste trabalho, o presidente da Febraban, Márcio Cypriano (2005, p. [...]

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