Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Logística e cadeia de suprimento

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
ucg

Informações do trabalho

Bruna C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
16 páginas
Nível
avançado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Logística e cadeia de suprimento

No início de 1991, a logística e a estratégia competitiva, demonstraram sua importância. Como preparação para a Guerra do Golfo, os Estados Unidos e seus aliados tiveram que deslocar grandes quantidades de materiais a grandes distâncias, com tempo curto. Meio milhão de pessoas e mais de meio milhão de materiais e suprimentos tiveram que ser transportados através de 12.000 quilômetros por via aérea, mais 2,3 milhões de toneladas de equipamentos transportados por mar em questão de meses, usando os recursos da logística.
Ao longo da história do homem as guerras têm sido ganhas e perdidas através do poder e da capacidade da logística, ou a falta deles. Enquanto os generais dos tempos remotos compreenderam o papel crítico da logística, estranhamente, apenas num passado recente é que as organizações empresariais reconheceram o impacto vital que o gerenciamento logístico pode ter na obtenção da vantagem competitiva. Em parte, deve-se esta falta de reconhecimento ao baixo nível de compreensão dos benefícios da logística integrada.
Na antiguidade, as mercadorias que as pessoas desejavam não eram produzidas onde elas gostariam de consumi-las ou não eram acessíveis quando as desejavam. Alimentos e outros bens de consumo estavam amplamente dispersos e disponíveis em abundância apenas em certos períodos do ano. As pessoas tinham que consumir as mercadorias imediatamente nos locais onde as encontravam, ou precisavam transferi-las para um local de sua preferência e armazená-las para uso posterior. Entretanto, devido à ausência de um sistema de transporte bem-desenvolvido e de sistemas de armazenagem, o movimento de mercadorias era limitado ao que um indivíduo podia transportar, e a armazenagem de perecíveis era possível apenas por um curto período de tempo. Essas limitações dos sistemas de movimentação e de armazenagem forçavam as pessoas a viverem perto das fontes de produção e a consumirem uma estreita gama de mercadorias.
Mesmo hoje, em algumas áreas do mundo, o consumo e a produção estão em regiões geográficas muito limitadas. Exemplos impressionantes ainda podem ser observados em alguns países da Ásia e da África, onde grande parte da população vive em pequenas aldeias, e a maioria do que necessitam é produzida em uma vizinhança próxima. Algumas mercadorias são trazidas de outras áreas. A eficiência produtiva e o padrão de vida são geralmente baixos nesse tipo de economia. O principal motivo para isso é a falta de sistema logístico bem-desenvolvido e baratos que possam encorajar uma troca de mercadorias com outras áreas produtivas do país.
Quando o sistema logístico melhorou, o consumo e a produção começaram a separar-se geograficamente. As regiões se especializaram nas mercadorias que poderiam ser produzidas com mais eficiência. O excesso de produção poderia ser transportado de forma econômica para outras áreas produtivas ou consumidoras, enquanto que os produtos necessários que não fossem produzidos no local seriam importados. Esses processos de troca no local segue o principio da vantagem comparativa.
Sistemas logísticos eficientes permitem tirar vantagem do fato que as terras e as pessoas que as ocupam sejam igualmente produtivas. A logística é a verdadeira essência do comércio. Ela contribui para um maior padrão de vida para todos.

[...] Colocada de outra forma a missão da logística é: A missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa Cadeia de Suprimentos O gerenciamento da cadeia de suprimentos ou Supply Chain Management (SCM) como ele é mais conhecido, revolucionou completamente não somente a forma de se comprar como também a produção e a distribuição de bens de serviços. [...]


[...] Processo Administrativo: Toda a atividade de confirmar o pedido, imprimir nota fiscal, boleto bancário e ativar a contabilidade de conta a pagar e a receber. Processo de Gerenciamento: Previsão de compras, previsão de produção, todas as previsões. Processo de Engenharia: Transformação dos insumos e substâncias, para que se adquira a qualidade total. Dimensão de Domínios: Gestão do Fluxo: Todo o fluxo envolvido para que seja realizado com sucesso. Tomada de Decisão: Lidar com entradas e saídas de mercadorias e matéria prima, controlar para poder tomar decisões com sucesso. [...]


[...] Com as parcerias da TNT e da Flextronics, que trabalham com o centro de distribuição de Diadema e Resende, respectivamente, as duas empresas ajudaram a Xerox a agilizar a cadeia de suprimentos de seu cliente que precisam de suas maquinas em perfeito estado de funcionamento, com a parceria a Xerox agilizou a entrega de peças em 30%. Considerações Finais A logística tem uma importância enorme para as organizações e no futuro com toda certeza ganhara maior importância. As tendências econômicas [...]

Estes documentos podem interessar a você

Desenvolvimento de novos fornecedores - cadeia de suprimento

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  08/09/2006   |  BR   |   .doc   |   17 páginas

Uma análise de cadeia de suprimentos

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  07/11/2006   |  BR   |   .doc   |   50 páginas

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas