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Marketing turístico local

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
ucg

Informações do trabalho

Patricia Luz O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
12 páginas
Nível
avançado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
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  1. Marketing das localidades turísticas
  2. O município como produto turístico
  3. A cidade como atrativo turístico
  4. Marketing do município Turístico
  5. Conceito de marketing
  6. A imagem da cidade
  7. Slogans, frases e posicionamento
  8. Como se constrói a imagem de um município
  9. Plano de marketing turístico de uma localidade

?Marketing Turístico é um conjunto de atividades que facilitam a realização de trocas entre os diversos agentes que atuam, direta ou indiretamente, no mercado de produtos turísticos?, esta definição foi adotada por Vaz (1999, p.18) pela amplitude que confere à atividade de marketing, sem privilegiar um ou outro agente do processo mercadológico, envolvido nas trocas que se desenrolam no mercado, considerando potencialmente todo o ecossistema do mercado turístico.
O Marketing Turístico tem como principal função conquistar e manter o cliente. Segundo Trigueiro (1999, p.61), pesquisas comprovam que um turista satisfeito fala a três pessoas, um turista insatisfeito fala a 11; 96% dos turistas insatisfeitos nunca contam quais suas queixas e 34% dos turistas insatisfeitos não volta ao destino turístico, preferindo outro. Ainda segundo este autor, o que irrita o turista não são os atrasos, as imperfeições e os erros. É ver que os responsáveis por eles não se incomodam nem dão sinais de que vão resolver seus problemas. É dessa indiferença que nasce, muitas vezes, o sentimento de impotência e raiva do turista.
Os municípios passam por uma disputa global com outras cidades e regiões devido às fronteiras que limitam o contato entre as pessoas e o fluxo de informação.
O elemento mais importante para atrair a atenção é a imagem construída pela cidade, que deve ser trabalhada como produto a ser consumido no ambiente global da atividade turística.
Para aumentar a economia local é preciso gerar divisas como eventos que aumentam o fluxo turístico, empregos, grandes empreendimentos comerciais ou de lazer promovendo assim o desenvolvimento local.

[...] Os símbolos visuais deverão ser coerente com o slogan, temas e posicionamento, para evitar uma falha na divulgação do local Como se constrói a imagem de um município De acordo com a Associação de Marketing Americana a imagem se define como a percepção do consumidor sobre o produto, instituição, marca, empresa ou pessoa que pode ou não corresponder á realidade, ou seja, a imagem que se vê expressa a representação mental que faz o consumidor do produto ou de uma marca e daquilo que se espera e vê. [...]


[...] O recurso turístico é consumido no próprio local e pode ser utilizado indefinidamente, desde que não sofra degradação (município) ao longo dos anos. Se houver degradação do município não oferecerá condições de atender os visitantes de forma adequada. Se melhorarem as condições de acesso, infra-estrutura e o recurso turístico que não satisfaz a curiosidade e ao interesse dos visitantes, será visto como um investimento sem retorno. Os eventos programados no calendário da cidade trás uma identidade do município. Com esses eventos podem assumir caráter regional, nacional ou até internacional. [...]


[...] Os recursos naturais e culturais são considerados como produtos primários que são fortemente associados com as cidades enquanto local de recepção de visitantes consumidores. Temos algumas dificuldades de identificar o conjunto de bens e serviços que uma cidade possa oferecer, podemos definir como Produto. Os elementos principais que se destaca: Recursos naturais: Espaços protegidos, Atrativos climáticos, Paisagens; Praias, Montanhas. Recursos culturais: Patrimônio Histórico-artístico, Gastronomia, Folclore, Festas Religiosas. Atividades que desenvolvem: o comércio, encontros profissionais, encontros esportivos; educacionais; manifestações artísticas; festivais musicais; manifestações esportivas. [...]

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