Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

O uso adequado da metodologia de ensino no aprendizado da disciplina de administração de materiais na faculdade de administração

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
CASTELO BRANCO

Informações do trabalho

Armênio C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
20 páginas
Nível
Para todos
Consultado
266 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Gestão de materiais: sua relevância para as organizações
  3. Metodologias de ensino práticas reconhecidas
    1. Métodos Reconhecidos
    2. Síntese
    3. Ensino de Administração de Materiais
  4. Pesquisa
    1. Resultado da Pesquisa de campo com os alunos
    2. Análise do Resultado da Pesquisa
    3. Resultado da Entrevista com os Professores
  5. Considerações finais
  6. Referências bibliográficas

Este trabalho busca identificar as metodologias de ensino que estão sendo utilizadas nas salas de aula, através de pesquisa de campo em duas (02) Faculdades de Administração, no o aprendizado da disciplina de Administração de Materiais, na área do subúrbio do Rio de Janeiro/rj. Buscando através da pesquisa, qual o conhecimento e entendimento do aluno que cursa a disciplina de Administração de Materiais têm, ao ingressar na Faculdade de Administração. A grande dificuldade encontrada em estudar uma disciplina nova, que começou a se especuializar a partir dos anos quarenta (40), com poucos recursos didáticos, tais como livros, publicações e revistas especializadas, porém de grande importância no mundo globalizado dos negócios. Sem explorar profundamente as técnicas e metodologias existentes, apenas identificando-as, registrando para o leitor, uma amostragem das metodologias de ensino,reconhecidas didaticamente, que podem ajudar na fixação do conhecimento e desejando contribuir e incentivar o uso dos métodos, para alcançar as metas propostas do ensino da disciplina de Administração de Materiais na Faculdade de Administração.

[...] Os professores ao registrar o que pode ser feito para melhorar o aprendizado, sugeriram mais tempo de aulas, estudo de casos e visitas profissionais nas áreas de Administração de Materiais CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao avaliar todos os dados registrados ao longo do trabalho identifiquei ser possível projetar o uso de uma nova ótica, postura e ferramentas no aprendizado da Administração de Materiais na Faculdade de Administração. A história da Educação Superior tem diferentes interpretações na literatura e conforme alguns autores (Freire, Azevedo e Nérici), as diversas formas e conteúdos apresentados em nossas escolas, colocam o ensino como prioritário em relatórios e acordos, porém a realidade está aquém, provocando uma distorção no meio acadêmico e o uso dos diversos métodos de ensino sem adequação, aceleram o processo de deterioração, mas principalmente prejudicam a qualidade do ensino, colocando no mercado profissional com pouca qualificação técnica e prática. [...]


[...] Por outro lado, o que uma observação apriorística decorrente de experiências do pesquisador revela que, há mais de duas décadas, a metodologia utilizada para o ensino da disciplina vem sendo unicamente baseada no método expositivo, metodologia essa que, segundo Gil (1994,p.65) ?Fatos são transmitidos das fichas do professor para o caderno do aluno sem passar pela mente de nenhum dos dois? A essas dificuldades, vem juntar-se o desconhecimento que a maioria dos graduandos em Administração têm do conteúdo da disciplina e de sua importância para seu desempenho profissional. [...]


[...] NENHUMA - 03% POUCA 13% REGULAR 29% GRANDE 48% TOTAL 07% Figura 1 Resultado da pesquisa de campo com os alunos (Questões 1 a 14) Na totalidade das pesquisas realizadas, apenas seis por cento dos pesquisados, fizeram sugestões, abaixo descritas: - Maior esclarecimento a respeito da disciplina; - Fazer estudo de casos; - Avaliação e Análise dos resultados de estudos realizados; - Apresentação e Demonstração dos benefícios com o uso da disciplina; - Maior dinamismo nas aulas; Figura 2 - Resultado da pesquisa de campo com os alunos (Questão 15) 4.2 Análise do Resultado da Pesquisa A pesquisa revelou que apesar de setenta e sete por cento dos alunos, informar que tem conhecimento de métodos de ensino, entretanto, noventa e sete por cento gostaria de saber quais os métodos que podem ser empregados no ensino-aprendizado. [...]

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas

Últimos trabalhos administração

Relação do Estado das Estradas e a Qualidade da Maçã

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  11/06/2013   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Produção e Gestão da Serraria

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  16/08/2012   |  BR   |   .doc   |   35 páginas