Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Qualidade total

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
SPEI

Informações do trabalho

Jefferson W.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
21 páginas
Nível
avançado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
1 Avaliaçao cliente
5
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Qualidade total
    1. História e evolução
    2. Gestão estratégica da qualidade
    3. Conceitos e definição
    4. As múltiplas dimensões da qualidade
  3. Bibliografia

Por muito tempo a qualidade é apenas conhecida como um conceito, porém recentemente ela apareceu como uma função formal, uma forma gerencial, onde todas as áreas da empresa vão ter que se enquadrar. Mais na verdade o que significa qualidade?
Qualidade é sinônimo de melhoria contínua, conformidade com os requisitos e adequação ao uso, observados critérios como custos, controles internos e prazos, dentre outros.
Todas essas mudanças ocorridas nas abordagens da qualidade foram aos poucos, de forma regular experiências que remontam um século atrás.
Neste trabalho iremos ver a história e a evolução da qualidade mostrando-a desde o seu início até os dias atuais, começando com a inspeção, passando pela segunda guerra e mostrando seus impactos, nos quais estes mudaram o rumo da qualidade deixando-a tal da forma que a conhecemos hoje, com o conceito de qualidade total.

[...] Tanto a confiabilidade quanto a conformidade estão intimamente associadas a abordagem da qualidade baseada na produção. Os defeitos são considerados indesejáveis praticamente por todos os consumidores. São, portanto medidas relativamente objetivas da qualidade, tendo menos probabilidade de refletir preferências pessoais que as classificações baseadas no desempenho ou em características. Durabilidade A durabilidade, uma medida da vida útil do produto, possui dimensões econômicas e técnicas. Tecnicamente, pode-se definir durabilidade como o uso proporcionado por um produto ate ele se deteriorar fisicamente. [...]


[...] Controle Total da Qualidade Armand Feingenbaum em 1956 levou este princípio a um passo a frente, propondo o controle total da qualidade, esse princípio baseava-se que para conseguir uma verdadeira eficácia o controle deve começar no projeto do produto e só terminar quando o produto tiver chegado à mão de um freguês satisfeito, portanto o primeiro princípio a ser reconhecido é que a qualidade é um princípio de todos. Podemos dividir esse novo período em três categorias: controle de novos projetos, controle de material recebido e controle de produtos, ou seja, aqui esta se envolvendo todas as áreas da empresa desde o operário, o desenvolvimento até o gerente. [...]


[...] Outros esforços passaram então a se concentrar na melhoria dos processos, como eliminação do desperdício, e na integração do controle total da qualidade com os métodos just in time. Outra empresa, Greeley, uma das divisões da Hewlett, adotou os métodos de controle total de qualidade, mas voltou-se inicialmente para algumas medidas internas, como os custos da qualidade, a utilização de equipes para solução de problemas em pesquisas; desenvolvimento de novos projetos e produção; dedicou-se um tempo considerável à elevação dos padrões de produção e ao trabalho com os fornecedores. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Gestão da qualidade total como ferramenta de desenvolvimento organizacional

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  08/09/2006   |  BR   |   .doc   |   30 páginas

A utilização da energia humana na força da qualidade total

 Direito e contrato   |  Outro   |  Estudo   |  04/01/2007   |  BR   |   .doc   |   23 páginas

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas