Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Reflexões sobre ética filosófica e competição nas empresas

Informações sobre o autor

 
Nível
Especializado
Estudo seguido
administração
Faculdade
Universidad...

Informações do trabalho

Kassio C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
50 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Dos conceitos preliminares
  2. Ética nas empresas: as contradições do moderno mundo dos negócios
  3. Reflexões sobre o código de ética do administrador

Temas como : ?Ética nas Ciências Econômicas?, ?Ética na Administração de Empresas?, ?Ética no Trabalho? entre outros têm se convertido nos últimos anos em um tema recorrente e muito explorado pela mídia, abordado em discussões acadêmicas e em conversas cotidianas.

Enquanto começa a haver uma intensa produção no campo da ciência, da arte e da filosofia sobre o tema da Ética, multiplicam-se movimentos populares ou associativos reivindicando ética na vida pública, na vida social e no comportamento social.

Segundo o professor André Stark da Universidade de Toronto , no Canadá, em seu artigo What's the Matter with Business Ethics, na conhecida e prestigiada revista Harvard Business Review em sua edição de Maio/Junho de 1993, mais de 500 ( quinhentos ) cursos sobre ética nos negócios são oferecidos regularmente nas universidades norte-americanas e em 90% ( noventa por cento) das escolas de negócios incluem alguma espécie de formação nesta área. São editados diversos artigos e outros documentos sobre o tema e existem pelo menos de 16 (dezesseis) centros dedicados ao seu estudo.

Esta é a situação completamente oposta àquela que foi presenciada pelo autor dessa monografia durante os anos como aluno de Administração de Empresas. Durante o curso, o tema foi tratado de forma pulverizada e superficial em várias disciplinas, sem a formalização e o rigor que o tema exige. Este foi um dos principais motivos que levaram a pesquisar, estudar o tema e escrever esta monografia.

Indubitavelmente o gerente , o executivo ou administrador de uma grande empresa ou de qualquer outra organização, é uma das figuras que disputam, sem muita dificuldade, os primeiros postos de popularidade, admiração e inveja entre a grande massa de consumidores de imagens e estilos de vida (na verdade, todos nós).

Pode-se constatar este fato até mesmo nas telenovelas brasileiras que, freqüentemente, apresentam homens e, hoje em dia com mais freqüência, mulheres de êxito que exibem sua inteligência, seu poder e seu dinheiro através do ?mundo dos negócios?. Constituem os personagens ou papéis sociais centrais da modernidade . ?São representantes morais de sua cultura porque neles as idéias assumem existência corpórea , são os representantes de ideais sociais, legitimadores de uma forma de existência? [CALVO, 1980,p.90]

Esta concepção do homem de negócios ser assumido como ?representante de ideais sociais? não é clara ; e é, em muitos aspectos, perigosa. De um lado, os gerentes e executivos mais conhecidos convertem-se em líderes sociais dos quais se espera o exemplo. ?Não devem comportar-se como sabemos que nos comportamos todos; se espera que procedam como nós sabemos que deveríamos nos comportar ? [ DRUCKER, 1993, p.130 ] .

Esta é a idealização por parte da sociedade. Por outro lado, o gerente representa o ?guerreiro do final do século?, que através de táticas e estratégias, desenha seus planos, utiliza-se de recursos físicos, financeiros e humanos para enfrentar o inimigo (concorrentes , Estado , sociedade etc. ) e obter vantagens ou lucros a qualquer preço. É o indivíduo competitivo e competidor orientado por objetivos, sejam eles pessoais ou impostos pela organização. Este é o desejo das ?empresas?.

[...] Antes de iniciar esta parte da monografia que trata dos conceitos e definições sobre as variáveis ou termos que comporão este texto sobre a Ética nas empresas cremos que seria mais esclarecedor para o leitor se nos determos um pouco sobre o que é a filosofia e seus usos. Não é raro encontrar-se pessoas, principalmente nos meios onde a ciência, a técnica e o pensamento pragmático são predominantes, que consideram a filosofia um assunto que sempre é abordado com a seguinte pergunta : Para que serve isso??. [...]


[...] 49] Ética e Moral Diferenciação entre os termos A moral tem por objeto as formas históricas de conhecimento e conduta moral, ao passo que a ética trata dos conteúdos do conhecimento moral , formulando juízos sobre o que é dado sobre este conhecimento moral. Portanto , a Moral não se confunde com a Ética. Esta tem , necessariamente, um caráter absoluto , universal enquanto a moral é essencialmente relativa a uma realidade histórica , cultural e mesmo individual. Atua como regulamentação do comportamento dos indivíduos entre si e destes com a comunidade. [...]


[...] ) Os valores , em suma, não existem em si e por si independentemente dos objetos reais - cujas propriedades objetivas se apresentam então como propriedades valiosas - nem tampouco independentemente da relação com o sujeito - o homem social.? Como viu-se no início desta seção , o homem enquanto um ser que está sempre a escolher , um projeto de um futuro em contínuo esboço , os valores constituem-se num importante intermediário na passagem de uma objetividade a outra , como explicado anteriormente , pois ao possibilitar um critério de escolha entre várias alternativas possíveis , eles acabam por fazer parte da construção do caráter social do homem A Educação e o Aprendizado dos Valores A educação, como mecanismo de socialização, tem também uma forte influência sobre o comportamento humano, a assimilação de normas e valores. [...]

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas

Últimos trabalhos administração

Relação do Estado das Estradas e a Qualidade da Maçã

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  11/06/2013   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Produção e Gestão da Serraria

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  16/08/2012   |  BR   |   .doc   |   35 páginas