Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Tendências e desafios da administração no cenário mundial

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
12 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Apresentação
  2. Desenvolvimento
  3. Definição de inteligência competitiva
  4. Conhecimento estratégico
  5. Evolução do processo de inteligência competitiva
  6. O desenvolvimento de um processo de inteligência competitiva
  7. Organizações de aprendizagem

As rápidas e constantes mudanças no ambiente organizacional, têm obrigado as organizações a estudarem e preverem os novos momentos. São vários os exemplos de empresas que conseguiram sucessos na formulação e implantação de suas estratégias, a partir de aspectos resultantes da análise dos cenários e definição de tendências.

Apesar da complexidade na identificação e analise dos cenários, devido principalmente a grande quantidade de variáveis interrelacionadas, sendo a maioria delas não controláveis, as organizações de médio e grande porte dependem diretamente do êxito e eficácia das citadas analise para se manterem vivas e com vantagens competitivas, entre elas a inteligência competitiva e a reaprendizagem profissional.

O artigo científico tem como objetivo fazer uma analise sobre as técnicas utilizadas pelas organizações de sucesso para definição dos cenários e tendências organizacionais, com o objetivo de diagnosticar as atuais tendências internacionais e nacionais, que possam influenciar no desenvolvimento e planejamento dos organizações produtivas.

[...] Desta forma, surge como uma grande emergência, as organizações da aprendizagem, onde se procura criar formas culturais de gerenciamento, de produção e de serviços. Organizações de aprendizagem O modelo sistematizado por Peter Senge tem suas origens na década de 70, nos trabalhos de Chris Argyris e Donald Schon. Parte do pressuposto de que é possível construir uma cultura organizacional contínua e otimizada para aprender, adaptar-se e mudar. Nessas organizações as pessoas buscam aprimorar continuamente suas capacidades para construir o futuro que conscientemente desejam, através do domínio de cinco competências ou disciplinas fundamentais que envolvem alguns pontos básicos, entre os quais: - a visão compartilhada dos objetivos e a conexão do aprendizado às estratégias da empresa; - o estímulo à consideração de paradigmas, modelos mentais ou pontos de vista diferentes; - o sentido de compromisso auto gerido dos empregados para compartilhar livremente informações, conhecimentos e experiências, sem permitir que hierarquias ou políticas rígidas obstruam o trabalho de uma equipe eficaz. [...]


[...] Além disso, use e-mail para circular notícias importantes e uma página Web de inteligência competitiva, na rede intranet, para disponibilizar as informações estratégicas para as diferentes pessoas envolvidas no processo. As vantagens na implementação de um processo de inteligência competitiva, são as seguintes: - Preparar a empresa para agir ao invés de reagir aos eventos do mercado; - Ajudar a empresa a capitalizar com as oportunidades do mercado; - Permitir a associação dos esforços centrais em inteligência competitiva com os aspectos operacionais, fontes de informação das unidades de negócios e áreas funcionais; - Aumentar o entendimento dos gerentes de como a empresa pode adquirir e manter uma vantagem competitiva. [...]


[...] Deve-se entender a mudança estratégica como uma atividade em andamento que necessita da criação de um processo para coleta e análise de inteligência. A abordagem recomendada para o desenvolvimento de tal processo é representado no quadro abaixo. Deve-se começar, então, revendo os planos estratégicos da empresa, organogramas e os relatórios mensais de gestão. O objetivo, neste caso, é identificar as principais estratégias da empresa e suas áreas de interesse. Também identifica-se os potenciais provedores e usuários de inteligência. Em seguida, deve-se identificar os principais concorrentes diretos. [...]

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas

Últimos trabalhos administração

Relação do Estado das Estradas e a Qualidade da Maçã

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  11/06/2013   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Produção e Gestão da Serraria

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  16/08/2012   |  BR   |   .doc   |   35 páginas