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Trabalho da disciplina de teoria geral de administração modelo burocrático

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
Universidad...

Informações do trabalho

Bruno D.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
19 páginas
Nível
Para todos
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Referencial teórico
    1. Teoria da burocracia
    2. Origens da teoria da burocracia
    3. Origens da burocracia
    4. Tipos de sociedade
    5. Tipos de autoridade
    6. Max Weber
    7. Burocracia segundo Weber
    8. Característica da burocracia segundo Weber
    9. Vantagens da burocracia
    10. Racionalidade burocrática
    11. Dilemas da burocracia
    12. Disfunções da burocracia
    13. Interação da burocracia com o meio ambiente
    14. Graus de burocratização nas organizações
  3. Conclusão
  4. Bibliografia

A Teoria Geral da Administração evolui de tal maneira que, para um estudo mais detalhado desta evolução, foram identificadas várias escolas de Administração. Dentro da Escola Clássica da Teoria da Administração, encontramos a Teoria da Burocracia, que na metade do século XX, surgida do enfraquecimento da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, que estavam em conflito.
Os estudos de Max Weber serviram de inspiração para uma nova teoria administrativa, que serviu de objeto de pesquisa para a realização deste trabalho. Será abordada a origem da Teoria da Administração, como surgiu o modelo burocrático de Weber, quais as características, vantagens e disfunções da burocracia, além de que, baseado em outros autores que estudaram o processo burocrático, entender melhor os vários tipos de autoridades, de organização, de estruturas de poder, além de uma gama de outros conceitos relevantes para a conclusão da pesquisa.
Espera-se que ao final deste trabalho seja dada alguma contribuição concreta na tentativa de compreender a Teoria da Burocracia.

[...] O poder normativo é o principal meio de controle dos participantes operacionais, e estes apresentam alto nível de comprometimento, e os participantes internalizam orientações aceitas como válidas 2.18 APRECIAÇÇÃO CRÍTICA DA TEORIA DA BUROCRACIA A burocracia proporciona uma maneira racional de organizar pessoas e atividades no sentido de alcançar objetivos específicos. Em conclusões de Chiavenato (2000), a primeira diz que os erros atribuídos à burocracia não são erros de conceito, mas sim conseqüências do fracasso em burocratizar adequadamente. A segunda conclusão a qual chegou o autor é a de que a preocupação com a reforma, humanização e descentralização das burocracias apenas obscurecem a verdadeira natureza da burocracia e desvia a atenção para o seu impacto sobre a sociedade. [...]


[...] Em face da exigência de controle que norteia toda a atividade organizacional é que surgem as conseqüências imprevistas da burocracia MODELO BUROCRÁTICO DE MERTON O modelo burocrático de Merton é baseado nas conseqüências não- previstas, nas disfunções da burocracia. Representa a burocracia dentro dois princípios da Máquina (sistema fechado). Começa com a exigência de controle por parte da organização, e esse controle dá ênfase a previsibilidade do comportamento, garantida através de normas e regulamentos. Isso conduz as pessoas a uma justificativa de suas ações individuais e conduz a conseqüências imprevistas, como a rigidez no comportamento e defasa mútua da organização. [...]


[...] A disciplina no trabalho e o desempenho no cargo são assegurados por um conjunto de regras e normas que ajustam o funcionário ás exigências do cargo e da organização: a máxima produtividade. Essa racionalização do trabalho encontrou sua forma mais extremada na Administração Cientifica, com o condicionamento e treinamento racionais do desempenho do trabalho. As atividades de cada cargo são desempenhadas segundo padrões definidos, nos quais cada conjunto de ações está relacionado com os objetivos da organização Competência técnica e meritocrática A burocracia é uma organização na qual a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência e não em preferências pessoais. [...]

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