Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Turismo de evento gastronômico

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
FACECA/FADIVA

Informações do trabalho

José Antônio P.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
23 páginas
Nível
Para todos
Consultado
14 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. O que é o evento
  3. A gastronomia atual
    1. Eventos gastronômicos
  4. Principais eventos gastronômicos do Brasil
    1. Comida di Buteco
    2. Boteco Bohemia
    3. Brasil Sabor
    4. Festival do Pinhão da Montanha
    5. São Paulo Bom de Mesa
  5. Estudo de caso: roda de boteco
    1. Promoção
  6. Planejamento de empreendimentos gastronômicos
    1. Objetivos
    2. Visão
    3. Oportunidades e ameaças
    4. Análise do mercado
    5. Ramo / setor / segmento de mercado que pretende-se atingir
    6. Quem constitui o mercado (ocupantes)?
    7. O que o mercado compra (serviços)?
    8. Por que o mercado compra (objetivos)?
    9. Como o mercado compra (operações)?
    10. Quando o mercado compra?
    11. Sumário do Start up
    12. Plano de marketing e venda
    13. Logística e finanças
    14. Investimentos
    15. Localização e dimensionamento básico
    16. Capacidade instalada
    17. Controle de demanda
    18. Controle de compras
    19. Controle de despesas
    20. Controle de estoque físico e financeiro
    21. Vantagens e desvantagens do empreendimento
    22. Tecnologia dos serviços
    23. Investimentos fixos
    24. Máquinas e equipamentos
    25. Recursos humanos
    26. Cronograma físico-financeiro
    27. Estudo de viabilidade econômico-financeira
  7. Conclusão
  8. Referências Bibliográficas

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o segmento de eventos gastronômicos.
A gastronomia é uma das manifestações culturais mais expressivas. Também é, comprovadamente, um grande pólo de atração de fluxos turísticos e de investimentos, representando negócios, geração de emprego, renda, além de viabilizar e universalizar a troca humana e o convívio entre culturas, costumes e hábitos distintos. Trata-se de uma das carreiras que mais rapidamente adquiriu status e valorização profissional, sendo das mais globalizadas atualmente.
A onda dos eventos gastronômicos tomou conta de Minas. Eles já invadiram cidades como Belo Horizonte, Sabará, Tiradentes, Divinópolis, Ouro Preto, entre tantas outras. Este segmento, inclusive, vem sendo bastante explorado pelo setor de turismo.
Um evento gastronômico movimenta um grande número de profissionais durante a sua realização, provocando uma grande movimentação econômica nas cidades sedes.
Este estudo se justifica e se faz relevante, pois o perfil da demanda por eventos gastronômicos no Brasil é de extrema importância na medida em que, comparativamente as demais modalidades de turismo, o impacto econômico proporcionado pelo turismo de eventos é significativamente maior.
Existem muitos turistas que escolhem o destino de suas viagens em função da experiência de se experimentar a culinária local de uma região, e que sabem como é bom e proveitoso gastar algumas horas do dia sentados na mesa de um restaurante para se deliciarem com os diferentes e diversificados sabores oferecidos.
Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica em livros e sites da internet que abordam esta temática associado a um estudo de caso do segmento de eventos gastronômicos do Paraná.
A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas, buscando conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.
O presente estudo está dividido em 5 etapas, a saber: (a) revisão da literatura sobre eventos, gastronomia e eventos gastronômicos no Brasil; (b) estudo de caso acerca dos eventos gastronômicos no estado do Paraná; (c) planejamento de um empreendimento que terá por objetivo a organização e divulgação de eventos gastronômicos na cidade de Belo Horizonte.

[...] O mercado busca pelos serviços (eventos gastronômicos) em todas as estações do ano, pois na sociedade moderna, as pessoas não dispõem de tempo atividades extras, e produzir eventos é uma atividade desgastante, que demanda auxílio de vários profissionais, de segmentos diversos. Assim, o melhor é entregar a produção de um evento não mãos de uma empresa especializada, economizando tempo, dinheiro e aborrecimentos desnecessários Sumário do Start up: Vamos fazer um coquetel de inauguração com pessoas formadoras de opinião. Distribuição de Folder. Trabalho de divulgação em escolas. [...]


[...] Com a parceria institucional estabelecida entre o Comida di Buteco Produções e o Senac, os funcionários dos bares passaram a receber treinamento para atender melhor os clientes e manipular os alimentos da maneira adequada Brasil Sabor Este evento é realizado pela Abrasel, com o apoio do Ministério do Turismo e do Sebrae e acontece simultaneamente em 24 estados brasileiros, com a participação de 1.057 restaurantes, em 70 cidades de diversos destinos turísticos do país. O objetivo do festival é demonstrar que além de seus belos pontos turísticos e de cultura rica e diferente, o Brasil possui uma grande variedade de atrativos gastronômicos. [...]


[...] Para a autora, evento como definido no Dicionário Aurélio, ou seja; como ?acontecimento? ou ?sucesso? - como característica principal propiciar uma ocasião extraordinária ao encontro das pessoas, com finalidade específica, a qual constitui o principal do evento e justifica a sua realização (GIACAGLIA p.17).? Portanto, um bom planejamento além de prever detalhadamente o que deve ser feito, como será feito, quem será o responsável, quais os recursos humanos e materiais necessários, investimento demandado e cronograma de ações, deve simular quais os eventos não previstos prováveis, e qual a conduta para cada um deles. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Festival gastronômico da cidade de Pirenópolisgo

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  24/08/2006   |  BR   |   .doc   |   11 páginas

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas