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Terceirização: oportunidades de negócios para a pequena empresa

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
fichamento
Número de páginas
8 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Terceirização: oportunidades de negócios para a pequena empresa
  2. Conclusão

O texto fala sobre o processo de terceirização e o conceitua como uma estratégia das grandes empresas com estruturas complexas. Consiste em repassar suas tarefas secundárias a pequenas empresas especializadas, para poder realizar melhor sua atividade principal.
De acordo com o autor, com o advento da globalidade e a queda das barreiras comerciais, as empresas tornaram-se cada vez mais competitivas, almejando sempre uma maior eficiência aliada á redução de custos. Neste contexto surge, de maneira determinante, a terceirização, que visa equacionar os gastos, delegando responsabilidade a parceiros em busca de uma otimização dos resultados.
O estabelecimento de parcerias aparece nos manuais de terceirização como sendo um elemento indispensável ao sucesso na implementação e desenvolvimento dessa estratégia. A confiança mútua é uma condição fundamental e indispensável, pois os recursos são despendidos em conjunto e os dados confidenciais são partilhados entre os parceiros. Essa é a palavra mágica de qualquer projeto de terceirização.
Lembra que a terceirização tem surgido como forma de melhorar a qualidade dos produtos e serviços a menores custos. A terceirização é a entrega a terceiros não vinculados à administração da empresa de atividades fora de seu foco central de especialização ou de qualquer atividade na qual fornecedores externos sejam capazes de garantir qualidade alta a custos reduzidos, permite às empresas concentrar seus esforços diretos nas áreas-chaves para seu sucesso e reduzir encargos tributários. Alongo prazo, a iniciativa propicia o surgimento de entidades particulares e especializadas. A terceirização é a opção adotada pelas empresas visando ampliar a sua eficiência e assegurar a sua própria sobrevivência, num mercado hoje extremamente competitivo, concorrencial e diversificado.

[...] O bom desenvolvimento de terceiros em organizações, depende do auxílio constante em relação aos treinamentos de seus funcionários, pois esta é uma das atividades essenciais para a prestação de serviços com qualidade, pois a prestação de serviços pelo terceiro nas organizações é alicerçada no desempenho humano, e prestar bons serviços depende da qualidade deste desempenho; No entanto, os executivos ou os médios e pequenos empresários de um modo geral, entendem que passar instruções de qualquer maneira é estar em constante treinamento, e é lógico que se sabe que é muito mais que isto, pois treinar de modo efetivo e com normalização é fundamental para que se alcance as mudanças desejadas na empresa. [...]


[...] Do ponto de vista organizacional, sem dúvidas a terceirização representa um benefício para o empresário, na medida em que este poderá ocupar-se somente do que é vital, deixando de lado a administração e condução de tarefas que não dizem respeito, diretamente, à sua atividade principal. Isto pode não ser verdade absoluta em se tratando da análise da carga tributária incidente sobre as atividades terceirizadas. Na perspectiva empresarial, a terceirização propicia a focalização das atividades produtivas por conseguinte, a maximização dos lucros. [...]


[...] Tomando-se os devidos cuidados, com a análise da situação tributária da prestadora dos serviços, a elaboração cuidadosa de um contrato de prestação de serviços e a manutenção de evidências da prestação dos serviços, a terceirização poderá realmente implicar em uma redução de custos para a empresa contratante e uma contribuição às suas vantagens competitivas em um mercado global muito concorrido. O processo crescente de terceirização multiplica o número de atividades das empresas. Já em relação às formas de emprego, como resultante da reestruturação e do crescimento das práticas de terceirização, observa-se o declínio do emprego formal e a ampliação dos contratos ?atípicos' (por tempo determinado, por prestação de serviços, estágios, etc) e da informalidade. [...]

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