Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
ucg

Informações do trabalho

Data de Publicação
03/09/2006
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
48 páginas
Nível
avançado
Consultado
5380 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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4
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As principais teorias administrativas

  1. Abordagem clássica: teoria da administração científica
    1. Início do movimento da administração científica
    2. Expansão do movimento
    3. Produção em massa e linha de montagem
    4. Teoria clássica da administração
    5. A obra de Fayol
  2. Abordagem estruturalista :teoria burocrática
  3. Abordagem humanística: teoria das relações humanas
    1. Experiência de Hawthorne
    2. Decorrências da teoria das relações humanas
    3. Cibernética e administração
    4. Teoria matemática da administração
    5. Teoria de sistemas
  4. Abordagem comportamental : teoria comportamental da administração
    1. Novas proposições sobre a motivação humana
    2. Hierarquia das necessidades de Maslow
    3. Enriquecimento de tarefas (Herzberg)
    4. Estilos de administração
    5. Sistemas de administração
    6. Homem administrativo
    7. Comportamento organizacional
    8. Conflito entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais

Teoria da Administração científica: sua preocupação básica era o aumento da produtividade e da eficiência a nível operacional através da racionalização do trabalho operário, segundo Taylor.
Já Henrry Fayol se preocupava em melhorar a eficiência da empresa através da sua organização e da adoção de princípios gerais da administração.
Teoria Burocrática: a organização é contínua com funções oficiais ligadas por regras. Existem esferas específicas de competências bem definidas dentro de uma divisão sistemática do trabalho. A organização dos cargos segue os princípios de hierarquia. E os membros do corpo administrativo devem estar completamente separados da propriedade do meio de produção e administração. As regras, decisões e atos devem ser formulados e registrados por escrito.
Teoria Clássica: está basicamente fundamentada na divisão científica do trabalho, com a finalidade de obter maior rendimento do fator mão-de-obra. As organizações que adotaram os princípios desta teoria caracterizam-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com um pessoal muito especializado e pronunciada hierarquia; os trabalhadores eram vistos como motivados somente por recompensas econômicas. Teoria das Relações Humanas: acima de tudo salientava o papel da comunicação, da participação e da liderança na obtenção de maior produtividade de mão-de-obra. A característica desta teoria, também, a aceitação da estrutura informal como forma de melhoria de satisfação dos funcionários. São incentivadas as atividades grupais extra-trabalho como forma de melhor integração dos funcionários desenvolvendo-se a idéia de assistência social, agremiações esportivas benefícios, etc.
Teoria dos Sistemas: a essência do enfoque sistêmico é a idéia de elementos que interagem e influenciam-se para realizar objetivos. O enfoque sistêmico formou-se com base em três linhas principais de pensamento independentes que são: a teoria da forma, a cibernética, e a teoria dos sistemas.
Teoria da Forma: realidade é feita de conjuntos de partes inseparáveis; a natureza de cada parte é definida pela finalidade do conjunto. Teoria do Sistema: a realidade é feita de sistemas para entender a realidade, é preciso analisar relações entre as partes do sistema.
Cibernética: sistemas podem controlar seu próprio desempenho: a ferramenta para o autocontrole é a informação. Teoria Comportamental: o enfoque comportamental cobre vasta gama de interesses no estudo que se divide em dois grandes ramos: o primeiro ramo abrange as teorias sobre o comportamento das pessoas como indivíduos, suas características pessoais. Já o segundo ramo abrange as teorias sobre o comportamento coletivo nas organizações, cobrindo temas como clima e cultura organizacional e grupos informais.

[...] Dentre as principais conclusões, podemos apresentar as seguintes: Nível de produção é resultante da integração social: É a capacidade social do trabalhador que estabelece seu nível de competência e eficiência, e não a sua capacidade de executar movimentos eficientes dentro de um tempo previamente estabelecido. Quanto mais integrado socialmente no grupo de trabalho, tanto maior será sua disposição para o trabalho Comportamento social dos empregados: Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membro de grupos. A Teoria Clássica não chegara a perceber que não são os trabalhadores que definem sua capacidade máxima de produção, mas sim os grupos com os quais ele interage. [...]


[...] O sistema organizacional compartilha com os sistemas biológicos a propriedade de uma intensa interdependência de suas partes, de modo que uma mudança em uma das partes provoca um impacto sobre as outras. Homeostase ou Estado Firme: A organização precisa conciliar dois processos opostos, ambos imprescindíveis para a sua sobrevivência, a saber: homeostasia, que é a tendência do sistema em permanecer estático ou em equilíbrio, mantendo seu status quo interno; e adaptabilidade, que é a mudança na organização do sistema, na sua interação ou nos padrões requeridos para conseguir um novo e diferente estado de equilíbrio com o ambiente externo, mas alterando seu status quo. [...]


[...] Duas são as principais conseqüências da Cibernética na Administração: Automação: Os autômatos, em Cibernética, são engenhos que contém dispositivos capazes da tratar informações que recebem do meio exterior e produzir ações ou respostas. O autômato cibernético trata a informação de tal maneira que pode até mudar sua própria estrutura interna em função dela (aprendizagem). Informática: A informática está se transformando em um importante ferramental tecnológico à disposição do homem para promover seu desenvolvimento econômico e social pela agilização do processo decisório e pela otimização da utilização dos recursos existentes Teoria matemática da administração A Teoria Matemática aplicada aos problemas administrativos é mais conhecida como Pesquisa Operacional. [...]

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